Memória LEOUVE

Vinícius Ribeiro participa de encontro sobre sustentabilidade no exterior

Vinícius Ribeiro participa de encontro sobre sustentabilidade no exterior

O Deputado Estadual Vinícius Ribeiro retornou à Assembleia na última semana, após licença de um mês para estudos no exterior. Nesse período, o Deputado, formado em arquitetura, realizou diversas visitas técnicas a órgãos públicos e instituições em Londres e Copenhague.

 

Além disso, Vinícius participou de uma conferência da Organização das Nações Unidas, sobre mobilidade urbana e transporte sustentável. Na volta, o deputado destacou a ausência da preocupação com transporte e mobilidade na conferência. “Dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável criados no ano passado pela ONU, nada consta sobre transporte sustentável e mobilidade urbana”, destacou em artigo.

 

Ainda conforme Vinícius, autoridades mundiais afirmam que o mundo precisa diminuir as emissões de CO2 para não aumentar o efeito estufa e a temperatura em 2°C na terra. Para isso, é preciso impor ações locais nas redes de transporte sustentável é atingir 1/4 do problema. “Até 2050, mais de 2,5 bilhões de pessoas migrarão para as cidades e estas, caso não façamos nada, receberão mais de quatro bilhões de automóveis. Estes números são reais e exigem compreensão da população mundial”, destaca o artigo do deputado.

 

As recomendações serão divulgadas em um roteiro internacional nos próximos meses. A primeira delas é trazer a rede de transporte convencional para sustentável até 2020, aproveitando as discussões mundiais, como o Acordo de Paris e do Habitat III. O relatório também objetiva descarbonizar o setor de transportes; garantir o acesso de forma equitativa; dar segurança; ter capacidade técnica e financeira para implantação de soluções mínimas; ter integração regional entre cidades da mesma região; modificar a metodologia de financiamento de projetos; capacitar agentes públicos; trabalhar pequenos projetos; melhorar a comunicação com o usuário, no avanço das energias limpas; e a formação de novos indicadores para mensurar o transporte sustentável. Todas estão centradas nas pessoas, priorizam o transporte público multimodal, incluindo as ciclovias.

 

Por fim, Vinícius Ribeiro ainda destaca no artigo que “Investir no transporte sustentável reduz desigualdades, colabora com acesso aos serviços básicos e a economia cresce. A medida fará com que governos façam economia de cerca de 100 trilhões de dólares até 2030”, finaliza.