Memória LEOUVE

Caxias confirma quinta morte por Gripe A em 2016

Caxias confirma quinta morte por Gripe A em 2016

A Vigilância Epidemiológica de Caxias do Sul confirmou, na manhã desta terça-feira, dia 7, o quinto óbito em decorrência da Gripe A na cidade.

 

O caso é de um homem de 57 anos, diabético, e morador do bairro De Lazzer. Ele morreu no dia 1º de junho e estava internado no Hospital Pompéia. Com essa confirmação, o número de mortes por H1N1 na Serra Gaúcha sobe para 15.

 

A vacinação em Caxias está encerrada desde o último dia 2. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, Caxias do Sul vacinou 82.073 pessoas dos grupos prioritários e atingiu 89,87% da meta. Das doses recebidas, 11.503 foram aplicadas em trabalhadores de saúde (98.87%), 46.940 em idosos (97,48%), 731 em mulheres que deram à luz até 45 dias (92,30), 19.936 em crianças (76,91%) e 2.963 em gestantes (61,52%). Foram vacinadas ainda 26.860 pessoas com comorbidades e 6.600 em pessoas privadas de liberdade e população em geral, índices que não entram na meta.

 

Desde o início da campanha, a SMS recebeu 127 mil doses, porém, apenas 115,5 mil foram utilizadas tendo em vista que há aproximadamente 10% de perda em função dos frascos não comportarem as 10 doses previstas.

 

Para evitar todos os tipos de Influenza é importante que a população:

 

– Higienize as mãos com água e sabão líquido;

– Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;

use lenço de papel descartável;

– Proteja com lenço a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação;

oriente para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas);

– Evite aglomerações e ambientes fechados;

– Manter o ambiente doméstico arejado para eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias;

– Manter hábitos alimentares saudáveis como a prática de exercícios físicos, dormir suficientemente, consumir frutas, vegetais, alimentos enriquecidos com vitaminas, aminoácidos, fibras alimentares e – Ingerir pelo menos de oito a 10 copos de água por dia.

– Fazer lavagens nasais com solução fisiológica;

– Estimular as crianças a assoarem o nariz sempre que possível;

– Não administrar descongestionantes, anti-inflamatórios ou xaropes sem consultar um médico;

– Não sair de casa com os cabelos molhados;

– Agasalhar-se bem;

– Limpar as superfícies e as mãos com álcool.