Memória LEOUVE

Talian aguarda sanção do Executivo para virar língua cooficial em Bento

Talian aguarda sanção do Executivo para virar língua cooficial em Bento

O Talian é um dialeto que está presente no cotidiano dos bento-gonçalvenses desde a vinda dos imigrantes italianos para a região da serra gaúcha, a partir deste histórico foi criado um projeto para se tornar língua cooficial no município, aprovado na sessão ordinária da Câmara de Vereadores na segunda-feira, dia 6. 

 

A língua recebeu da República Federativa do Brasil o certificado de reconhecimento como referência nacional e patrimônio cultural e imaterial do Brasil, em novembro de 2014. A aprovação permitirá que o idioma seja ensinado nas escolas, que os serviços públicos sejam prestados para a população tanto em português quanto em Talian e que a língua seja preservada por meio da criação de acervos e bancos de dados pelo município.

 

Aprovado também a permissão para instalar três anúncios, ao invés de dois como determina a Lei Municipal 5.871/2014, no trecho da Avenida Osvaldo Aranha situado entre as ruas Refatti e Itaqui. A intenção da publicidade é contribuindo para o crescimento dos negócios, estimulando os consumidores à continuarem comprando e fazendo a economia girar.

 

Os projetos seguem para a sanção ou o veto do prefeito Guilherme Pasin.