Comportamento

Ação do grupo caxiense Motos Solidárias, foca em doações para crianças e idosos

Somando as três ações já realizadas, iniciativa de amigos contabiliza mais de 19 toneladas de doações

(Foto: Diculgação)
(Foto: Diculgação)

Um grupo de amigos caxienses apaixonados por motocicletas vai além do amor pela estrada sob duas rodas e une forças para fazer o bem. Há 4 anos, os integrantes da iniciativa “Motos Solidárias” arrecada brinquedos, alimentos e roupas para pessoas e famílias que precisam da atenção da sociedade.

A edição de 2023 tem como propósito auxiliar entidades que cuidam de crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social, bem como pessoas acometidas por câncer e deficientes áudio visuais.

Como em anos anteriores, o ponto alto de campanha é a arrecadação de doações no dia 8 de julho, na praça Dante Alighieri, das 9 às 17hs. “Estamos organizando nosso tradicional passeio de motocicletas pelas ruas da cidade, com saída prevista do parque da Festa da Uva às 10hs, com o apoio da Prefeitura de Caxias do Sul e da Secretaria Municipal de Trânsito, que sempre nos auxilia com os batedores motociclistas, eles nos acompanham garantindo nossa segurança”, comenta Adriano Souza, integrante da coordenação do Motos Solidárias.

Até lá, quem desejar colaborar com a campanha pode deixar sua doação na central de coletas que fica na V2 Motohub (Rua Osmar Meleti, 389 – Cinquentenário). Também existem caixas de coletas identificadas em vários diversos da cidade. “Cada moto grupo se responsabiliza por um ponto de coleta. Este ano temos 22 moto clubes participando, sendo 3 deles completamente femininos”, adiciona Souza.

Confira quais são as entidades assistidas:

  • Anjos Voluntários
  • CAPC  – Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer
  • Resgate de Misericórdia
  • Jardelino Ramos
  • INAVI – Instituto Da Audiovisão
  • Centro de Referência de Assistência Social Flores
  • Centro de Convivência Capuchinhos
  • Domus – Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha.
  • Lar Nova Esperança
  • Rim viver
  • Portal da Luz

A iniciativa existe a poucos anos, mas os números surpreendem. Até agora já foram arrecadadas 19 toneladas de alimentos não perecíveis, centenas de caixas de leite, 20 mil fraldas descartáveis, 12 toneladas de roupas e centenas de calçados. O desafio é superar o número de doações, e para isso, uma novidade: o Black Day. Inspirados em uma iniciativa de uma rede de fast food, junto ao Pub Black, no dia 27 de julho, dia do motociclista, parte da venda dos lanches será revertida para as entidades parceiras.

Outro evento da ação é destinado a quem curte um bom show de rock. Dia 1º de julho, às 14h está marcado um show beneficente da Big Twin Band, na V2 Motohub.  A entrada é um kg de alimento não perecível.