Memória LEOUVE

Cinco nomes estão confirmados para carregar a tocha olímpica em Bento

Cinco nomes estão confirmados para carregar a tocha olímpica em Bento

Faltando um mês para a passagem da tocha olímpica por cidades da Serra Gaúcha, apenas cinco nomes foram divulgados até o momento, para carregar o fogo simbólico pelas principais ruas de Bento Gonçalves, no dia 9 de julho. No total serão 25 nomes selecionados pela organização do Rio 2016, e o prazo para listagem oficial ser divulgada é sete dias antes do evento.

 

A Administração Municipal indicou 10 atletas, e destes até o momento foram confirmados Rosangela Dalcin, paratleta de tênis de mesa, Gregorio Lavandoski, atleta de maratona rústica, Janice Teixeira na modalidade de tiro esportivo, Jussemar Noskowski na modalidade de artes marciais. Outro candidato que foi selecionado é Juliano Agostini de Moraes, maquinista da Maria Fumaça do município, que deve ser o último a conduzir a tocha, pois o ponto final do percurso é no monumento.  

 

Os critérios adotados para a seleção dos condutores são diversos, além dos atletas que representaram a cidade Brasil à fora em campeonatos, existe a indicação dos patrocinadores do evento, Coca-cola, Bradesco e Nissan, assim como histórias de moradores locais contadas no ato de inscrição que chamam a atenção dos organizadores, explica Gilberto Durante, Secretário Municipal de Turismo. "As informações finais serão divulgadas até sete dias antes do evento, mas estamos atento, quando somos sabedores de algumas pessoas, já estamos fazendo a nossa organização. Não sabemos exatamente o local que cada pessoa vai conduzir", conta.  

 

Com o trajeto de duas horas já definido, o símbolo se descola para percorrer as principais ruas da Capital do Vinho, iniciando na Humberto de Alencar Castelo Branco, em frente a Nissan,  passando pela Herny Hugo Dreher, Planalto e Treze de Maio chegando até a Via Del Vino e seguindo para finalização do percurso na Maria Fumaça. 

 

No município existe o Comitê da Tocha Olímpica que organiza os detalhes do evento, desde o trajeto, até atrações durante a passagem do símbolo olímpico, com temáticas de móveis, vinhos e comercial, na Praça das Rosas, na Via Del Vino e na Praça da Planalto, em frente a Fundação Casa das Artes. Até o dia 20 de junho os eventos serão divulgados para o público.

 

No período de 3 julho até o dia 9 o Rio Grande do Sul marca sua trajetória no maior evento esportivo do mundo. Na região da Serra Gaúcha, as cidades selecionadas para o revezamento da tocha foram Caxias do Sul, no dia 8 de julho e no amanhecer do dia 9 em Bento Gonçalves.