Comportamento

Três toneladas de vidros são recolhidos em comunidades do interior de Garibaldi 

Ação foi realizada em Marcorama e São Roque

(Foto:  Divulgação/ SMMA)
(Foto: Divulgação/ SMMA)

Uma ação de coleta de vidros foi realizada no último sábado (6), nas comunidades de Marcorama e São Roque, no interior de Garibaldi. A iniciativa, das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Agricultura e Pecuária, recolheu cerca de 3 mil quilos do material, que será destinado de forma correta. Uma nova ação está sendo planejada para atender as demais localidades do interior, com data a ser divulgada em breve.

Cada vez mais pessoas e instituições estão incorporando o correto descarte de resíduos em suas rotinas, reconhecendo a importância desse procedimento para a preservação do meio ambiente e a manutenção da qualidade de vida humana. O vidro, um material reciclável de longa decomposição, requer reaproveitamento para evitar a acumulação de lixo.  A reciclagem do vidro desempenha um papel fundamental nesse cenário, uma vez que o material é classificado como um resíduo inerte, ou seja, não se degrada naturalmente e não libera substâncias tóxicas ao entrar em contato com o meio ambiente.  O seu acúmulo nos aterros impede acomodar outros materiais não recicláveis.

Coletor de vidro

Na área urbana, o coletor do resíduo está localizado junto ao Ginásio Municipal de Esportes, na rua Luiz Rogério Casacurta, número 36, Centro.

Procedimento:

Acondicione os vidros cuidadosamente no coletor, evitando a quebra dos mesmos;

Depois, feche a tampa do coletor.

Para vidros quebrados, siga os seguintes passos:

1. Enrole em folhas de jornal ou revista;

2. Passe fita ao redor.

Ou então:

1. Corte uma garrafa PET pela metade;

2. Insira o vidro quebrado;

3. Feche com a outra metade da garrafa e passe fita ao redor.

O que pode ser descartado:

Garrafas de cerveja, vinhos, destilados e azeites, potes de conserva (palmito, azeitona, geleia, copos e pratos de vidro, e embalagens de esmalte. Vidros quebrados, desde que bem embalados para não ferir os coletores e o pessoal das esteiras de separação nas cooperativas.

O que não pode ser descartado:

Lâmpadas, espelhos, porcelanas, cerâmicas, frascos de remédio, vidros laminados e para-brisas de automóveis.

Saiba mais
Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove a 3ª edição do Drive Thru Sustentável em Garibaldi