Cidades

Nova Pádua recebe Selo Ouro nas avaliações da Transparência Pública de 2022

O prêmio é concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Foto: Arquivo Prefeitura de Nova Pádua
Foto: Arquivo Prefeitura de Nova Pádua

A prefeitura de Nova Pádua recebeu o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública 2022. O reconhecimento é concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON).

O reconhecimento é um importante indicador da qualidade da gestão pública municipal e tem como objetivo incentivar e premiar as boas práticas de transparência e controle social. Para conquistar o Selo, os municípios precisam cumprir uma série de critérios estabelecidos pela ATRICON, que incluem a disponibilização de informações sobre receitas, despesas, licitações, contratos, entre outros.

Nova Pádua se destacou no processo de avaliação, atingindo um percentual Atendido por grupo de Critérios de 90,16% em uma escala que vai de 0 a 100%. O resultado demonstra o compromisso da administração municipal em promover a transparência e o acesso à informação, fundamentais para o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia.

O prefeito de Nova Pádua, Danrlei Pilatti, destacou a importância da conquista do Selo Ouro de Transparência. “Estou muito feliz com essa premiação, que é resultado de um trabalho feito com muita dedicação pelo Secretário da Administração, Fazenda, Projetos e Planejamento. Isso mostra que estamos no caminho certo e nos incentiva a continuar investindo na transparência e na gestão responsável dos recursos públicos.”

Para o Secretário Municipal da Administração, Fazenda, Projetos e Planejamento, Pedro Quintanilha, “O acesso à informação, além de ser um direito do cidadão, tem um papel determinante para o exercício da cidadania através do controle social da Administração Pública, impondo dessa maneira limites aos gestores públicos. O principal objetivo da transparência na administração pública é dar a qualquer cidadão o direito e a possibilidade de ter clareza de como o dinheiro pago nos impostos está sendo utilizado. Já estamos atuando visando elevar o percentual de transparência, a fim de que todos os requisitos previstos sejam 100% cumpridos pela prefeitura”.

Nas avaliações, a ATRICON premiou com certificações virtuais 109 jurisdicionados gaúchos, dos quais 12 atingiram nível Diamante, 64 atingiram o nível ouro e 33 níveis prata na avaliação da transparência.

 

Fonte: Prefeitura de Nova Pádua| Maicon Pan