Memória LEOUVE

Licenciamento de postos de combustíveis pode ser feito online

Licenciamento de postos de combustíveis pode ser feito online

Os proprietários de postos de combustíveis no Rio Grande do Sul poderão, a partir de agora, protocolar pedidos de renovação de licenciamento de operação online, no site da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) – www.fepam.rs.gov.br/. Este é o primeiro passo para o licenciamento via web para esta cadeia produtiva. O ato de assinatura da portaria ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 2,  no Palácio Piratini.  

 

"O governo do Estado dá mais um passo para agilizar e desburocratizar o licenciamento ambiental, e avançar na qualificação dos serviços", afirmou o governador José Ivo Sartori. A iniciativa soma-se, segundo Sartori, às ações que estão sendo feitas pelo governo desde o início da gestão para destravar processos na área ambiental. 

 

Entre os exemplos, estão o sistema de modernização do licenciamento, a sala de atendimento integrado, o sistema de outorga da água (Siout) e o convênio de delegação de competência a municípios. 

 

A secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e diretora da Fepam, Ana Pellini, afirmou que a medida representa um grande avanço no caminho da modernização da gestão ambiental. "O licenciamento online traz mais facilidade, já que o empreendedor ou responsável técnico poderá protocolar o pedido de qualquer local, sem precisar ir até a Fepam", destacou Pellini. 

 

O processo de renovação online da licença de operação ocorrerá somente quando o protocolo estiver completo, com todas as informações necessárias para a análise técnica. Isso dará mais segurança a todos os envolvidos, já que o processo vai tramitar dentro do padrão institucionalizado pelo órgão ambiental.

O presidente do Sulpetro, Adão Oliveira, afirmou que a medida atende reivindicação dos revendedores. O presidente da Sindipetro Serra Gaúcha, Luiz Henrique Martiningui, reforçou que a solução tecnológica coloca o Rio Grande do Sul em uma posição privilegiada em relação a outros estados. 

 

O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado brasileiro a licenciar os postos de combustível. O licenciamento ambiental desta cadeia produtiva é feito há 20 anos.