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Foton começa a produzir caminhões em Caxias em julho

Foton começa a produzir caminhões em Caxias em julho

A Foton Aumark do Brasil deve iniciar a produção de caminhões em fase de testes na Agrale, em Caxias do Sul, no mês de julho. A previsão foi confirmada pelo diretor de Relações Institucionais da empresa, Luiz Carlos Paraguassu, que revelou que a produção para o mercado começa em agosto. A marca chinesa deve produzir caminhões de 3,5 toneladas e de 10 toneladas. “Nossa intenção é começar com 50 unidades por mês. Vamos ver como nos posicionamos no mercado para a sequência desse processo”, afirmou.

 

Pelo contrato, confirmado em março deste ano, a empresa caxiense será responsável por toda a operação de produção, que envolve desde o recebimento de componentes, passando pela montagem, testes e controles de qualidade, até a entrega do produto final pronto para embarque. “A Agrale tem toda a expertise de um trabalho consolidado. “Com isso, damos prosseguimento ao nosso processo e, ao mesmo tempo, vamos evitar que a Agrale tenha uma diminuição de mão de obra. É um casamento bom para os dois lados”, comemora o diretor.

 

Para a Agrale, o novo negócio representa a consolidação da expertise internacional da empresa como montadora de veículos comerciais e comprova o elevado padrão de qualidade e processos fabris da sua unidade montadora. O contrato, inicialmente previsto para durar um ano, poderá ser ampliado em seis meses. Segundo Paraguassu, depois que a empresa instalar definitivamente sua unidade em Guaíba, a Agrale deverá se tornar uma das sistemistas da indústria chinesa.

 

A necessidade de iniciar a produção nacional de caminhões foi o principal fator para o contrato com a Agrale. Como o empreendimento está inscrito no programa automotivo Inovar-Auto, do governo federal, que previa redução do imposto de importação a unidades trazidas da China até o fim do ano passado, a empresa precisava engatar a marcha da fabricação nacional.

 

O cronograma de instalação em Guaíba, na área antes destinada à instalação da Ford, está mais de um ano atrasado. A previsão era começar as obras para montar os galpões no começo de 2015, mas a demora na venda do terreno pelo Estado e da liberação ambiental são apontadas como razões do adiamento. A empresa ainda espera a liberação da primeira parcela do financiamento total de R$ 60 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Este quesito também estava segurando o começo da construção em Guaíba.

 

O investimento da Aumark, que tem acordo com a chinesa Foton para uso de componentes e tecnologia da marca, já foi estimado em R$ 250 milhões na primeira fase com capacidade instalada de montar 21 mil unidades, que seria progressivamente ativada. A geração de emprego é esperada em 250 vagas diretas.

 

 

O empreendimento deverá fabricar, além de caminhões de até 13 toneladas, também vans e SUVs até 2023. Para o diretor, apesar do cenário atual de recessão no mercado de caminhões, a projeção é otimista. “O Brasil tem um potencial ainda muito grande. A média de idade da frota é altíssima, de 18 anos. Temos muito caminho a percorrer”, projeta Paraguassu.

 

Ouça a entrevista completa com o diretor de relações institucionais da Foton, Luiz Carlos Paraguassu: