Memória LEOUVE

Diagnóstico precoce de câncer de boca colabora para a cura da doença

Diagnóstico precoce de câncer de boca colabora para a cura da doença

O câncer bucal está cada vez mais comum e afeta além da boca a garganta, mas muitas pessoas ainda não conhecem os sintomas precoces que podem alertar para a doença. No dia 31 de maio foi comemorado o dia estadual de luta contra o câncer bucal, em que atividades foram realizadas na Via Del Vino, em Bento Gonçalves por profissionais da saúde. 

 

O diagnóstico cedo da doença pode ajudar muito para chegar a cura, explicou Juliane Schenato, cirurgia dentista da Secretária Municipal de Saúde do município. "Além de dar as orientações da proteção a gente realiza o auto exame e indica eles a manter isso ao longo dos anos, em casa", explica.

 

Os primeiros sintomas são modificações na cavidade bucal, manchas brancas e vermelhas, ardências e as vezes uma área que parece uma erosão, uma afita, e não cicatriza em mais de 14 dias. Diagnosticado o problema a pessoa já é encaminhada para um buco-maxilo-facial para tratamento ou cirurgia se necessário. 

 

Juliane ainda ressalta que o público que está vulnerável a doença são fumantes, alcoólatras, pessoas com prótese mal colocadas, pacientes acima de 40 anos e agricultores, pois não possuem muito acesso a informações para proteção.