Nas últimas semanas a barragem do Burati, em Farroupilha tem apresentado níveis abaixo da média, estando hoje cerca de 3,5 metros abaixo do normal por conta da estiagem, mas segundo o gerente da Corsan, Elton Luiz Ernzen, mesmo com a preocupante situação, ele salientou que não existe previsão para um eventual racionamento.
A barragem está atualmente operando normalmente, sem qualquer anormalidade na distribuição e este baixo nível não caracteriza também que será necessário realizar o racionamento de água em um curto prazo, salientando ainda que para o reservatório voltar a ter o nível normal, chuvas sequenciais devem ocorrer.
“A gente espera que a comunidade, nesse momento de crise hídrica faça o uso adequado da água para que a gente evite um eventual racionamento. Precisamos de uma chuva significativa para recuperar o sistema, a expectativa é que agora com a entrada do inverno essa situação volte a se normalizar”, disse ele.
Nos últimos três anos, segundo Ernzen, a barragem tem sofrido durante o período no início e no fim do verão, mas salientou que sempre são feitas adequações no sistema de bombeamento para evitar o desabastecimento.
Atualmente, 80% do abastecimento de água no município farroupilhense é oriunda da barragem do Burati.
Fotos: Divulgação/Corsan