Memória LEOUVE

Presidente das Filipinas promete recompensa para quem matar bandidos

Presidente das Filipinas promete recompensa para quem matar bandidos

 

Para frear com a criminalidade, o presidente recém eleito das Filipinas, Rodrigo Duterte, propõem recompensar a execução de ladrões e traficantes de drogas no país. Eleito no dia 9 de maio, ele prometeu acabar com os crimes logos nos primeiros meses de governo.

 

O presidente disse que vai oferecer o pagamento de recompensas para quem matar os criminosos extrajudicialmente. A posse dele está marcada para o próximo dia 30 de junho.

 

"Traficantes, estejam prontos porque vamos destroçá-los", disse o novo chefe da Polícia Nacional do país, Ronald de La Rosa, conhecido pelo apelido "A Rocha".

 

"Acumulem balas e armas, estejam prontos para o combate. Vai ser uma luta até a morte", encerrou a mensagem direta para os criminosos.

 

Antes mesmo do novo presidente tomar posse, um seguidor, prefeito da cidade de Cebu, zona central das Filipinas, antecipou a prática e já incentiva a matança. Para poder receber a recompensa é preciso matar um criminoso, usando uma arma registrada e uma justificativa para a ação.

 

A recompensa por ferir um criminoso será de 5 mil pesos filipinos (US$ 100) e 50 mil pesos filipinos (US$ 1.000) por criminoso morto.

 

Quatro dias depois de oferecer as recompensas, o prefeito de Cebu entregou o primeiro "prêmio" a um policial que, fora de serviço, interveio em um roubo e feriu dois assaltantes.

 

Por ferir um ladrão, são 5 mil pesos. Mas como você fez isso fora de serviço, te daremos o dobro. Parabéns!", falou o prefeito ao entregar os 10 mil pesos filipinos ao policial Julius Regis.

 

 

O novo presidente das Filipinas confirmou também que restaurará a pena de morte por enforcamento, abolida em 2006.