Memória LEOUVE

Câmara votará Talian como língua cooficial de Bento

Câmara  votará Talian como língua cooficial de Bento

Um projeto de lei que tem como objetivo tornar o Talian língua cooficial de Bento Gonçalves está na pauta da sessão da Câmara de Vereadores da próxima segunda-feira, dia 30. Uma audiência pública, com esse foco, foi realizada no Legislativo há um ano. Na época, ficou decidido que seria realizada uma reunião com entidades para que fosse encaminhado um anteprojeto para o Executivo com a finalidade de tornar esta a segunda língua da Capital do Vinho.

 

Essa medida, segundo o projeto em pauta, se for aprovada, permite que o idioma seja ensinado em escolas, que serviços públicos sejam prestados à população tanto em português quanto em Talian e que a língua seja preservada por meio da criação de acervos e bancos de dados pelo município. Segundo a justificativa, o idioma foi formado entre o fim do século XIX e o início do século passado, através da fusão entre os diversos dialetos falados pelos imigrantes de diferentes regiões da Itália que chegaram à Serra Gaúcha na época, bem como de palavras de raiz portuguesa e indígena. 

 

 

O Talian, que até hoje se faz presente no cotidiano de habitantes de Bento Gonçalves e região, foi a primeira língua a receber da República Federativa do Brasil o certificado de reconhecimento como "Língua de referência nacional e patrimônio cultural e imaterial do Brasil", em novembro de 2014. 

 

Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara