Após um longo processo, enfim a prefeitura de Caxias do Sul se tornou a administradora integral do Aeroporto Hugo Cantergiani. Com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), a solenidade de outorga, que até estava com o Estado, ocorreu na manhã desta sexta-feira (28).
O prefeito Adiló Didomenico saudou as autoridades, representantes de entidades e comunidade presentes, e deu início à cerimônia. “É um sonho de mais de 30 anos. Vivemos um momento histórico em Caxias do Sul”, declarou o chefe do Executivo.
Em seguida, Eduardo Leite ressaltou a importância do momento e do desenvolvimento da aviação regional. “Este convênio de delegação para o município, deste aeroporto, facilita justamente toda a operação neste processo que vem aí de migração para o novo aeroporto de Vila Oliva”, revelou o governador.
A autorização para que Caxias do Sul se tornasse a única administradora do Hugo Cantergiani foi dada em 24 de março, quando a administração municipal recebeu o sinal positivo do Governo Federal por meio da Secretaria de Aviação Civil (SAC), do Ministério de Portos e Aeroportos.
Vale lembrar que Caxias do Sul já possuía a operação e o custo de operação do aeroporto, de cerca de R$ 1 milhão por ano. Entretanto, o lucro, de aproximadamente R$4 milhões, ficava com o Governo do RS. Agora, com a cedência, além da receita, passa ao município a gestão integral do Hugo Cantergiani.
Impactos no novo aeroporto
Ainda assim, há expectativa de que a prefeitura de Caxias do Sul repasse a administração do Aeroporto Hugo Cantergiani à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que também mantem os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Por se tratar de uma empresa pública, não deve haver a necessidade de publicação de edital e licitação para firmar o acordo. As negociações estariam em andamento, sem prazo para serem finalizadas.
Vale lembrar que a administração municipal busca envolver o Hugo Cantergiani em uma possível concessão para operar o novo Aeroporto Regional de Vila Oliva, afinal, a prefeitura de Caxias do Sul tem o desejo de conseguir um parceiro que possa operar o atual terminal e, posteriormente, assumir a nova sede. Tudo isso será debatido por meio de uma parceria público-privada (PPP) nos próximos meses.
Conforme afirmado pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB), em 13 de março, o próprio ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), quer assinar a ordem de início das obras do aeroporto de Vila Oliva em 2023.