Memória LEOUVE

Confecção de tapetes de Corpus Christi inicia cedo em Bento

Confecção de tapetes de Corpus Christi inicia cedo em Bento

A rua Marechal Floriano, em frente à igreja Santo Antônio, em Bento Gonçalves, está movimentada desde o início da manhã desta quinta-feira, dia 26. No local, os fiéis confeccionam os tradicionais tapetes de Corpus Christi. As demonstrações de fé seguem ao longo do dia.

 

Esta é a primeira vez que a professora Líria Paese, que representa o Movimento de Cursilho de Cristandade, participa da atividade. O trabalho, para ela, é acompanhado também pela ansiedade. “A gente nunca fez, mas bem felizes de estarmos trabalhando para Cristo”. Antes do início da dedicação a essas obras de arte, tudo começou com uma oração por volta das 5h45min.

 

As atividades culminam em uma missa campal às 15h, seguida por uma procissão no Centro. De acordo com o padre Marciano Petrykovski, a representação de Corpus Christi é a celebração do corpo de Cristo, a santíssima eucaristia que passa pelas ruas da cidade. “Esse também é o sentido da gente fazer os tapetes, enfeitar. Não é somente uma obra de arte , algo bonito para nossos olhos, mas de fato , preparar um caminho de fé, que seja significativo para que o Cristo possa passar também pelas ruas da nossa cidade”, explica.

 

Durante a manhã, está bloqueada a via direita da Marechal Floriano. Das 14h às 19h, a rua será totalmente interrompida. A parada de ônibus da Júlio de Castilhos será em frente ao colégio Aparecida. Nesse período, haverá bloqueio também da Barão do Rio Branco com Dr. Montaury.

 

 

Na igreja Cristo Rei, a procissão tem início por volta das 9h30. A procissão segue pela rua Dr. Casagrande, Duque de Caxias, Silva Paes, Olavo Bilac, Dr. Casagrande. As vias não serão trancadas. A procissão na igreja São Roque começa por volta das 9h. Trajeto, seguindo no sentido da via até a Rua Raul Moreira, retornando pela Avenida São Roque até a Igreja.

 

Igreja São Roque

Outro ponto de encontro de fiéis e confecção do tapete foi a Igreja São Roque. Os fiéis iniciaram a confecção ainda na madrugada desta quinta na praça em frente a igreja. Uma missão campal foi realizada no final da manhã e contou com grande presença de fiéis.