Memória LEOUVE

CCS cancela horas extras dos funcionários terceirizados da prefeitura de Bento

CCS cancela horas extras dos funcionários terceirizados da prefeitura de Bento

A menos de um mês para o término do contrato, a CCS Serviços Terceirizados cancela horas extras dos funcionários que exercem atividades para a administração municipal de Bento Gonçalves por falta de pagamento do contratante. A empresa emitiu um comunicado oficial ao órgão público informando que desde o dia primeiro de maio não seria mais possível que os trabalhadores realizassem horas após o expediente.

A empresa firmou o contrato de nº 256/2014 como prestadora de serviços com a prefeitura em junho de 2014, prolongando o contrato por diversas vezes em um período de quase dois anos. E no ofício encaminhado ao Executivo constava que foram suspensas as atividades extraordinárias por não ter ocorrido nenhuma reposta as solicitações da empresa sobre o ressarcimento das horas executadas durante a vigência contratual, relativa ao contrato em epígrafe.

 

Mas, segundo Ivan Toniazzi, secretário de Administração da prefeitura, no documento assinado consta que as horas extras podem ser executadas, porém fora do contrato a CCS suspendeu essa remuneração. "Nós estamos com o pagamento em dia com a empresa, mas estamos em contato com eles para tentar resolver esse empasse, estamos aguardando", afirma.

As horas extras que a prefeitura ocupa atualmente do contrato são para os serviços essenciais, como o trabalho realizado pelos garis e os serventes de cemitério. "A responsabilidade dessas diárias são da terceirizada porque o contrato está em vigor. Não existe normas no documento que diga esse setor pode, esse não, mas a prefeitura ocupa apenas esses dois serviços", explica Toniazzi. 

Mas segundo as informações do Departamento de Gerência da matriz da CCS, todos os funcionários que tiverem hora extra terão que compensá-las. Eles também alegam que o correto não é a empresa arcar com esses gastos e sim o executivo municipal, ou que eles encaminhem para realização do serviço funcionários concursados. Ainda ressaltam que os funcionários que exercem a função de coveiros, não podem escolher data para trabalhar, e por esse motivo as horas extras devem ser realizadas. 

A folha de pagamento dos funcionários ocorre de 21 de abril à 20 de maio, a partir de primeiro de maio as horas já haviam sido suspensas, devido a empresa solicitar que a prefeitura repassasse a verba e isso não ter ocorrido. Ainda de acordo com a gerencia da empresa o contrato consta o fornecimento dos serviços dos funcionários de segunda à sexta-feira, em horário comercial.