Comportamento

Sem ambulâncias do SAMU, atendimentos estão sendo realizados pelos Bombeiros, em Farroupilha

Uma ambulância da Prefeitura deve voltar a fazer atendimentos nesta quinta-feira

AMBULÂNCIAS FARROUPILHA
Foto: Divulgação

Durante esta semana, duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), estão sem funcionar em Farroupilha. Os veículos são de responsabilidade da prefeitura e levam pacientes mais graves ao Hospital São Carlos.

A Prefeitura Municipal tem outras três ambulâncias para ajudar no suporte aos atendimentos, duas também se encontram com problemas, totalizando quatro veículos com problemas dos cinco disponíveis. Atualmente, para quem necessitar do atendimento do SAMU, é necessário seguir ligando para o 192, que então o chamado é repassado para o Corpo de Bombeiros.

A reportagem do Portal Leouve entrou em contato com o secretário de Saúde do município, Clarimundo Gründmann, do qual ressaltou que os atendimentos estão ocorrendo normalmente na cidade. A idade das ambulâncias, estas que já tem bastante tempo de uso, foi apontada como causadora dos problemas, culminando com imprevistos recorrentes.

As ambulâncias do SAMU tem sofrido problemas com uma peça da porta, esta que abre quando o veículo está em movimento, necessitando de uma troca.

A verba para que sejam realizadas as manutenções partem do município, que também fica encarregado das condições que o veículo tem. Segundo Gründmann, as manutenções ocorrem mensalmente, ou assim que necessário.

A previsão é que uma ambulância do município seja entregue para atendimentos ainda na manhã desta quinta-feira (27). As outras três devem ser consertadas até amanhã.