Segurança

Garibaldi: casos de gatos mortos por envenenamento e feridos por tiros de chumbinho preocupam moradores

Ao menos três casos foram verificados no bairro São Francisco e um no bairro Bela Vista II

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A comunidade de Garibaldi está preocupada com os casos de maus tratos de animais verificados nas últimas semanas. Conforme relatos da ONG Spa Bicho Feliz, ao menos três gatos apareceram mortos por envenenamento no bairro São Francisco. Além disso, um gato ficou ferido após ser atingido por tiros de chumbinho, no bairro Bela Vista II.

O tutor de um dos animais mortos após ingerir veneno, diz estar muito abalado com ocorrido devido ao apego da família, que estava com o bichinho de estimação há 3 anos. Ele relatou que encontrou o gato já sem vida na garagem de sua residência na manhã do último sábado (22), nas proximidades da Avenida Saldanha, no bairro São Francisco.  Em seu depoimento ele alerta para que as pessoas fiquem atentas e denunciem qualquer informação a respeito dos casos.

“Eu entro em contato para informar que estão envenenado animais na Avenida Saldanha Marinho, no bairro São Francisco. Encontrei meu gato sábado de manhã morto na garagem da minha casa. Se possível, divulguem para que as pessoas fiquem atentas e denunciem se verem algo. Já é o terceiro caso. Fiquei sabendo de mais dois nos últimos dias aqui por perto”.

No dia 18 de abril, o gatinho Radicci, que foi adotado há 4 anos, apareceu ensanguentado com tiros de chumbinho. A responsável pelo animal conta que ao divulgar o acontecido nas redes sociais, ficou sabendo de outros casos similares que também teriam acontecido na região.

“Infelizmente o nosso gato tomou um tiro. Dia 18, ele foi alvo de um tiro de chumbinho. Chegamos em casa ele estava ensanguentado, pedindo ajuda. Levamos ele para a veterinária e foi descoberto através de exames que tinha chumbinho dentro dele. O Radicci fraturou o fêmur, foi bem complicado. Ele é o gatinho do meu filho, uma criança de 10 anos de idade. Nós ficamos consternados com toda situação. A gente fez a cirurgia e deu tudo certo, graças a Deus. Inclusive, estamos com uma campanha junto da ONG Spa Bicho Feliz,  que está nos auxiliando para conseguir custear o valor da cirurgia, que ultrapassou os R$ 2500. Espero que seja feita alguma coisa a respeito disso. Fiquei sabendo de alguns outros casos de cães e gatos que tomaram chumbinho. Não é a primeira vez. Tu não tem que gostar de um animalzinho, mas tu tem o dever e a obrigação de respeitar”, destaca.

O município de Garibaldi tem um cartório especializado ao atendimento á casa animal, com selo da Delegacia Amiga dos Animais, além do departamento de proteção animais junto a secretaria de meio ambiente. Vale destacar que maus tratos aos animais é considerado crime, e a punição pode variar de 2 a 5 aos de reclusão, além de multa. Denúncias podem ser feitas de forma anônima através do (54) 3462 8175.