Memória LEOUVE

Samae notifica órgãos ambientais de descarte irregular de efluentes em Caxias

Samae notifica órgãos ambientais de descarte irregular de efluentes em Caxias

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) acionou os órgãos ambientais de Caxias do Sul para atuar na identificação de uma empresa responsável por descartar efluentes industriais na rede pública de esgoto de Caxias do Sul.

 

Segundo o Samae, desde a última quinta-feira, dia 19, já foram registrados quatro descartes irregulares na Estação de Tratamento de Esgoto Belo. A autarquia garante, no entanto, que os operadores conseguiram, em tempo, desviar o fluxo e evitar danos maiores ao tratamento de esgoto na cidade.

 

Em acordo com a legislação vigente, o SAMAE trata apenas dos efluentes domésticos, sendo que as empresas não podem lançar efluentes industriais brutos na rede pública, evitando, assim, o comprometimento do tratamento de esgoto realizado nas Estações de Tratamento.

 

A necessidade de as empresas tratarem seus próprios resíduos deve-se à legislação, que exige licença ambiental e estação própria. Muitos dos resíduos descartados acabariam impactando no tratamento biológico utilizado em todas as Estações de Tratamento de Esgoto.

 

Os órgãos ambientais foram imediatamente informados da ocorrência e estão trabalhando na identificação da empresa responsável.