Cidades

Site de viagens gera prejuízos para hotéis de Gramado

Em levantamento entre os hotéis, o Sindtur acredita que o prejuízo chegue a cerca de R$ 500 mil até o momento

A dificuldade de comunicação com o Hurb também afeta os associados do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur Serra Gaúcha).
Falta de informações e de retorno aos questionamentos do hotel motivou a suspensão das estadias pelo Hurb. (Ilustração/https://seudireito.proteste.org.br)


Turistas estão sofrendo problemas com a suspensão da estadia, por falta de pagamentos, pela agência de viagens online Hurb, antes conhecida como Hotel Urbano. A empresa não estaria repassando pagamentos a hotéis de Gramado e de outras cidades da Serra Gaúcha.

O Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur Serra Gaúcha) diz não conseguir contato com a empresa responsável e garante que tentou mediar as conversas, porém sem retorno. A orientação do sindicato é de que as reservas que os hotéis confirmaram sejam honradas.

Segundo o presidente do Sindtur, Claudio Souza, o direcionamento vem sendo seguido. Porém, na semana passada, o Wyndham Gramado Resort, que consta no site do Sindtur como associado, anunciou, em comunicado em suas redes sociais, a suspensão das hospedagens pela Hurb. Em levantamento entre os hotéis, o Sindtur acredita que o prejuízo chegue a cerca de R$ 500 mil até o momento. A entidade não prevê perdas maiores. “Hoje, a maioria da rede hoteleira pulveriza e tem uma gama muito grande de players que ela utiliza”, avalia.

O Sindtur não se envolve em decisões particulares de manter ou não a atuação junto do Hurb, conforme o presidente. No entanto, para os estabelecimentos que optarem por encerrar a relação comercial com a agência de viagens online, o sindicato orienta que documentem os contatos por e-mail e fechem os canais de vendas.

Férias frustradas

A paulista Cintia viveu uma experiência nada encantadora em Gramado, neste mês de abril. Ela chegou no município para aproveitar as férias com o marido e ficou sem hospedagem. Devido ao cancelamento das reservas feitas através do site Hurb. Cintia tinha contratado um pacote da Hurb de 15 a 19 de abril, com passagem aérea de São Paulo a Porto Alegre e a hospedagem.

Sabendo dos problemas de pagamento da empresa, noticiados pela mídia nacional, contatou o hotel escolhido e teve a confirmação da reserva, no dia 10. “Como tinha a reserva confirmada, fui até o hotel, que não autorizou nossa entrada, pois mudaram de ideia em nos receber”, conta a turista. Segundo ela, o estabelecimento teria enviado por e-mail a informação do cancelamento no dia 12, mas a mensagem havia caído na caixa de lixo eletrônico e ela não viu.

O hotel, em questão era o Estrelas da Serra, um dos afetados pela falta de pagamento. Conforme o gerente de Reservas do local, Pablo Enzweiler, desde o começo do mês, a agência de viagens online está inadimplente com o estabelecimento. Segundo ele, os problemas com o Hurb deixaram a saúde financeira da empresa “bastante prejudicada”.

Reputação

O Hurb teve queda na reputação com base nos dados do site Reclame Aqui — que calcula média de avaliações, número de respostas, casos solucionados e quantidade de pessoas que voltariam a fazer negócio com a empresa. Em 2021, o Hurb tinha nota 8, classificado como ótimo, caindo para 7.4, bom, em 2022 e, agora, a pontuação é de 5.8, ruim. Enquanto em todo o ano de 2021, a empresa recebeu 27.701 reclamações no Reclame Aqui, nos últimos 6 meses esse número já foi ultrapassado: foram mais de 29 mil reivindicações de usuários sobre problemas com os serviços da empresa.

Em nota o Hurb afirmou que está no mercado há mais de 12 anos e “conduzirá de forma individualizada um diálogo com cada parceiro de rede hoteleira que fez algum tipo de reclamação”. A empresa justificou que não divulgará detalhes por questões legais e disse que “a companhia já operou mais de 435 mil viajantes até a data de hoje”, entre outros dados que, segundo a agência, “atestam a capacidade do Hurb de operar em alta escala, bem como demonstram o comprometimento da empresa com os seus clientes, mesmo que, globalmente, o setor de turismo ainda não tenha se recuperado totalmente dos efeitos da pandemia de coronavírus”.

O Hurb ainda garante que está aberto à escuta ativa e que “o atendimento pode ser realizado através dos serviços de Chat Online, email exclusivo e telefonema agendado”.

Fonte: Correio do Povo