Memória LEOUVE

Licença para vereador de Bento viajar à Itália gera polêmica na Câmara

Licença para vereador de Bento viajar à Itália gera polêmica na Câmara

Um projeto de resolução para conceder licença e diárias ao vereador Moisés Scussel Neto (PSDB) para representar o Legislativo em uma viagem à Itália entre os dias 15 e 27 de junho está na pauta da sessão desta segunda-feira, dia 23. O parlamentar integrará uma comitiva da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), mas a proposta, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, causou polêmica.

 

É que uma das agendas deve ser a renovação do tratado de cidades irmãs entre a italiana Trichiana e a brasileira Dois Lajeados, terra natal de Scussel. Porém, de acordo com o vereador, essa licença vai além da assinatura do gemellaggio. De acordo com ele, serão visitadas universidades para possibilitar intercâmbios de estudantes de Bento Gonçalves com as regiões da Itália. No que se refere a obras, o vereador ressalta a visitação a ciclovias, já que há o objetivo da construção de uma no Vale dos Vinhedos.

 

"Eu falava hoje pela manhã com o secretário Gilberto Durante também, nós estamos tentando trazer da Itália dois ou três artistas que são responsáveis pela elaboração de projetos arquitetônicos de praças que deixam a mostra obras de arte. Também um dos motivos dessa viagem deve ser manter contato com esses artistas para que possam vir a Bento Gonçalves e ensinar isso aos artistas do município, a questão da cultura italiana, do museu do Imigrante. Temos inúmeros benefícios de uma viagem que, se bem trabalhada, com contatos certos, podem ser revertidos em benefício do município de Bento Gonçalves ”, acredita.

 

Para essa viagem, são 13 diárias de R$ 746,83, mas o parlamentar afirma que, se sobrar dinheiro, será realizada a devolução.