Bento Gonçalves

Pais protestam por mais segurança nas escolas, em Bento Gonçalves

Mote do ato foi "chega de reunião, queremos solução"

Protesto ocorreu na Via del Vino (Foto: Leon Sanguiné/Grupo RSCOM)
Protesto ocorreu na Via del Vino (Foto: Leon Sanguiné/Grupo RSCOM)

Cerca de trinta pessoas realizaram protesto com cartazes, apitos e frases evocadas na tarde desta sexta-feira (21), na Via del Vino, em Bento Gonçalves. O objetivo foi cobrar a prefeitura e a 16ª Coordenadoria Regional de Educação (16ª CRE) por ações mais incisivas para garantir segurança nas escolas da cidade.

O ato emergiu na esteira das mensagens, espalhadas pelas redes sociais, anunciando ataques nos educandários da Capital do Vinho. Nas últimas semanas, diversas ameaças preocuparam a comunidade escolar, ainda que a prefeitura tenha classificado como falsas as mensagens.

Mãe de três crianças na rede estadual e de um bebê matriculado no município, Patrícia Policarpo cita como reivindicações a instalação de guardas armados nas escolas, detector de metal e elevação de muros, além de botão de pânico. “Tivemos reunião com o prefeito e o coordenador e passamos as pautas. Não tivemos nenhuma resposta. Queremos resultado”, criticou.

Guarda nas escolas

Na última semana, a prefeitura lançou o programa “Guarda nas escolas”. Entre as medidas estão a capacitação de professores e diretores, rondas escolares e a criação de protocolos de segurança. Antes, o Poder Público havia anunciado a instalação de 80 câmeras de videomonitoramento na rede pública. Por fim, foi anunciada a contratação de novos porteiros.