Memória LEOUVE

Rio Grande do Sul prossegue com a vacinação contra a gripe

Rio Grande do Sul prossegue com a vacinação contra a gripe

A campanha nacional de vacinação contra a gripe encerrou nesta sexta-feira, dia 20, e o Rio Grande do Sul ultrapassou a meta de vacinar 80% dos grupos prioritários. Foram aplicadas mais de 2,9 milhões de doses, o que representa 83,4% do público-alvo. Dos 497 municípios gaúchos, 75% atingiram a meta em todos os grupos. O secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis (foto), informou que os municípios que ainda não imunizaram os 80% previstos estão sendo orientados a prosseguir a vacinação e também a intensificar a busca aos grupos com menor cobertura (crianças e gestantes).

 

Para as cidades que já atingiram a meta, a secretaria recomenda que a imunização seja estendida aos policiais civis e militares e também a professores. O Rio Grande do Sul recebeu cerca de 3,6 milhões de doses para a campanha deste ano. A estimativa é que restem entre 500 e 600 mil doses nos municípios, e não está previsto nenhum envio extra por parte do Ministério da Saúde. A orientação da secretaria para a utilização das doses restantes depende da situação apresentada em cada município.

 

 

Nesta sexta, também foram atualizados os números de casos e óbitos por Influenza no estado. Nas primeiras 20 semanas de 2016, foram confirmados 338 casos de internação hospitalar pelo vírus Influenza, 60 deles óbitos. Podem se vacinar gratuitamente pessoas acima de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz há no máximo 45 dias, trabalhadores de saúde, povos indígenas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.