O Tenente Coronel Ricardo Moreira de Vargas foi empossado como comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), com sede em Caxias do Sul. A solenidade foi realizada na tarde de terça-feira (18), no quartel da corporação. Ele substitui o Tenente Coronel Emerson Ubirajara de Souza, que recentemente entrou na reserva remunerada, e também assumiu o cargo de secretário de Segurança Pública, Transportes e Mobilidade de Flores da Cunha.
Aos 46 anos, o novo comandante do 12º BPM está há 28 anos atuando na Brigada Militar. Recentemente, estava no cargo de Subcorregedor-Geral, em Porto Alegre. Agora, de volta a Caxias, onde já havia atuado na corporação, comandado o Pelotão de Choque, Patres e a COE, falou como pretende atuar na cidade.
“Os desafios são grandes, mas eu acredito que com a integração, com a tropa que nós temos e com a qualificação e a força da comunidade vamos encarar todos os desafios. É um sentimento muito bom de retornar para casa, que foi do meu pai, que foi minha no começo da carreira, e que a gente consegue vim cumprir uma missão muito grande para o comando da Brigada e para a sociedade”.
Agora deixando o 12º BPM, o Tenente Coronel Ubirajara se pronunciou durante o cerimonial. Emocionado, ele agradeceu aqueles que estiveram do seu lado durante os dois anos em que esteve no comando do 12º BPM, e também falou sobre o legado que deixou na cidade, e o novo desafio em Flores da Cunha.
“Desde a minha reserva remunerada, tenho dito aos amigos e familiares, que cumpri os meus objetivos de carreira, e deixo a ativa da Brigada Militar com o sentimento que dever cumprido, porque acredito que cumprimos os objetivos e demandas que nos foram impostos na condição de comandante”.
Posteriormente a cerimônia, houve o descerramento da fotografia do ex-comandante, que materializa o respeito e a consideração, além de ser protocolar o ato de inserção da foto que ficará na galeria de ex-comandantes do 12° BPM.
Fotos: SD Joel/BM/Divulgação