Memória LEOUVE

Escola Apolinário Alves é ocupada pelos estudantes em Caxias do Sul

Escola Apolinário Alves é ocupada pelos estudantes em Caxias do Sul

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio professor Apolinário Alves dos Santos decidiram ocupar a escola na manhã desta quarta-feira, dia 18. Os estudantes reivindicam melhorias na educação e pedem mais verbas para investimento em estrutura e manutenção da escola.

 

Segundo a presidente do Grêmio Estudantil da Escola, Júlia Carolina da silva, de 18 anos, a situação da escola só não está pior porque a direção consegue administrar bem a pouca verba que chega. “A gente tem cerca de 800 alunos nos três turnos. Se todos fizerem o lanche, vai faltar merenda. A verba não é o suficiente e nossa estrutura só não está muito precária porque a direção consegue fazer milagre com nosso dinheiro”, revela.

 

Segundo Júlia, os estudantes vão permanecer na escola por tempo indeterminado. “Já estamos com barracas e vamos permanecer aqui pelo tempo que for necessário. Na última segunda-feira um aluno que procurou o Grêmio estudantil pedindo o que era a ocupação e aí iniciamos o debate”, disse. Na manhã de hoje os estudantes realizaram uma espécie de assembleia e optaram por ocupar a escola.

 

A professora de Inglês da escola, Bárbara Neto, declara que os estudantes têm total apoio dos professores. “Sou professora da escola há três anos. Até hoje, nós tínhamos apenas três professores em greve. Nós fizemos uma discussão e a maioria dos professores do turno da manhã deve aderir à greve, mas mesmo quem não aderiu está apoiando a ocupação dos estudantes”, declara.

 

Estudantes de outras escolas também debatem uma possível ocupação. Na parte da tarde, alunos da Escola Estadual Técnica de Caxias do Sul também realizaram um protesto em frente a escola reivindicando melhorias na educação. Outras escolas que estão com o mesmo debate são a Melvin Jones e Emilio Meyer.

 

O estudante Jean, do 2º ano, também comentou os motivos da ocupação. Veja o vídeo: