Caxias do Sul

Operação desarticula organização criminosa responsável por furtar 30 veículos, em Caxias do Sul

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos bairros Mariani, Desvio Rizzo e Marechal Floriano nesta quinta-feira (13)

Operação desarticula organização criminosa responsável por furtar 30 veículos, em Caxias do Sul
Foto: Polícia Civil/divulgação

Uma organização criminosa, responsável por furtar 30 veículos em um período de três meses em Caxias do Sul, foi desarticulada na manhã desta quinta-feira (13). A ofensiva integra a Operação Chave Mestra, comandada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO). Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos bairros Mariani, Desvio Rizzo e Marechal Floriano.

Segundo a corporação, o grupo tinha como foco os veículos com mais de 20 anos de uso. Os suspeitos utilizariam chave micha para cometer os crimes, retirando pneus, baterias e outras peças para revenda.

Durante o trimestre de investigações, foram realizadas ao menos 9 prisões em flagrante e quatro fiscalizações em centros de desmanche de veículos (CDV), sendo um deles interditado por estar em situação irregular. Conforme a Polícia Civil, os detidos foram liberados e voltaram a praticar o crime.

Ainda de acordo com a polícia, cinco suspeitos de integrar a organização criminosa foram identificados e teriam confessado suas participações no esquema. A prisão preventiva foi solicitada ao Ministério Público e Poder Judiciário, que teriam declinado a medida.

A operação contou com apoio do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), 4º Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que auxiliaram na identificação dos suspeitos e na recuperação de veículos e peças.