Memória LEOUVE

Número de mortes por H1N1 no Estado neste ano chega a 48

Número de mortes por H1N1 no Estado neste ano chega a 48

De acordo com dados atualizados nesta sexta-feira, dia 13, pela Secretaria de Saúde do Estado, 48 pessoas morreram em função de complicações causadas pelo vírus H1N1. Na Serra, são seis mortes confirmadas. Os municípios de Flores da Cunha, Caxias do Sul e Farroupilha aparecem na lista com um óbito cada um. Ainda segundo o levantamento, três pessoas morreram em função da doença em Vacaria. Em Bento, uma mulher faleceu nesta quinta-feira, dia 12, com suspeita da Gripe A. O caso não está confirmado.

 

O exame foi encaminhado para o Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre, onde, segundo o coordenador da Vigilância Edpidemiológica do município, José Rosa, é possível ser detectado com mais especificidade o tipo de vírus. O resultado deve sair em até duas semanas. Exames mais gerais podem ser realizados em Bento. “O laboratório do Estado tem encontrado além do H1N1 vírus sazonais que também circulam nesta época do ano. É impossível determinar apenas pelos sintomas qual o agente causador do quadro deste indivíduo”, afirma.

 

 

O coordenador reforça a importância da rede pública contar, atualmente, com o medicamento Tamiflu, que é distribuído pela Secretaria Estadual de Saúde. Agora, segundo ele, é possível tratar os pacientes, reduzindo as chances de complicações que os quadros de gripe podem acarretar. “Nós estamos recebendo uma quantidade, que às vezes recebemos um pouco mais, um pouco menos, e, eventualmente apresentamos um número pequeno de tratamentos, que está sendo reposto ao longo da semana. Então ,eventualmente, a pessoa pode ter alguma dificuldade de encontrar, mas assim que a gente recebe a gente já disponibiliza para o serviço de saúde”, explica.

 

Em Bento, outro caso que aguarda confirmação é a morte de um homem de 51 anos ocorrida na segunda-feira, dia 9.