Com perfil de liderança o Tenente Coronel Ricardo Moreira de Vargas está assumindo o comando do 12º Batalhão de Polícia Militar (12ºBPM), ele terá a companhia do Major Flori Chesani Junior, como subcomandante. Na última quarta-feira (5) eles receberam a reportagem do Portal Leouve, e falaram dos objetivos e da atual situação da segurança pública em Caxias do Sul.
O Tenente Coronel Ricardo Moreira de Vargas exaltou o trabalho desenvolvido no batalhão, destacando a estrutura física do espaço, além da qualificação da troca. Ele comentou que a prioridade é aprimorar a integração das atividades com as demais forças de segurança da cidade, para amenizar a situação de conflito nas áreas que registram maior incidência de crime, provocados na grande maioria pelo envolvidos com tráfico de drogas e facções criminosas.
O novo comando também confirmou que pretende num curto prazo retornar com o projeto do policiamento comunitário, com prioridades para a instalação de unidades nos distritos e nos bairros mais afastados da área central. O Tenente Coronel Ricardo de Vargas afirma que muitas localidades já possuem as estruturas físicas, assim podem ser firmadas parcerias para aquisição de viaturas e a corporação disponibilizando os militares.
A cerimônia oficial de formatura da passagem do comando deve ocorrer no dia 18 de abril, na sede do 12º BPM, em Caxias do Sul.
Conheça os novos comandantes
Tenente Coronel Ricardo Moreira de Vargas – comandante
Vargas, possui 46 anos de idade e 28 anos de trabalho dedicada à corporação, atualmente era o Subcorregedor-Geral da Brigada Militar. Filho de militar, ele é natural de Porto Alegre, mas foi criado em Caxias do Sul, onde formou-se pela Universidade de Caxias do Sul. Já fora da cidade concluiu suas especializações em Segurança Pública, Polícia Judiciária Militar, entre outras formações no Brasil, junto à Agência Brasileira de Inteligência – ABIN, e também no exterior, a maioria voltadas na área da Inteligência e Contrainteligência. O oficial já havia atuado no 12º BPM, onde comandou o Pelotão de Choque, Patres e a COE, pelotões especiais estes que expiraram e marcaram com suas exitosas ações boa parte da geração que hoje integra a BM.
Major Flori Chesani Junior – subcomandante
Já Chesani, o novo subcomandante, possui 44 anos de idade, destes 25 atuando na Brigada Militar. Natural de Cruz Alta, o oficial também é formado pela UCS, hoje Mestre em Direito, possui diferentes especializações, e entre os diversos cursos destaca-se o de Operações de Inteligência, e o de Multiplicador Polícia Comunitária, feito em Tokyo no Japão. Nos bastidores de grandes operações policiais, que já deram inclusive projeção internacional para atuação da BM na Serra, o oficial chefiou por anos a Agência Regional de Inteligência, com responsabilidade territorial por 66 municípios da Serra. Ele também já esteve no 12º BPM como Chefe de Recursos Humanos, Logística e Patrimônio, bem como na corregedoria local e regional.