Memória LEOUVE

Temer e suas escolhas

Temer e suas escolhas

Hoje o país inteiro acordou aliviado, com a sensação de que a corrupção acabou, a crise sumiu, o emprego voltou e a inflação caiu…

 

 

Aí dou uma olhada rápida pro ministério empossado ontem e, confesso, fico com uma sensação estranha. Estão ali os amigos do Sarney e do Cunha, e gente investigada pela Lava-jato…

 

Vocês viram que o ministério do Temer só tem homens? E que eles são todos brancos?

 

Acho que a ideia é que o papel das mulheres deve ser continuar belas, recatadas e do lar. E os negros…

 

Mas se isso não significa diretamente um claro desprestígio às minorias, não é lá uma boa sinalização para um governo que diz que vai unir o país.

 

A mensagem é exatamente o contrário: um governo machista, patriarcal, misógino e contra um projeto de inclusão social.

 

 

Eu espero sinceramente que isso seja só a aparência, e que a gente esteja vendo só a cara, e não o coração.

 

Mas a cara que aparece gritando é a dos ministros que são alvos da operação lava jato e que ganharam o mesmo “foro privilegiado” negado a Lula e, agora, só podem ser investigados pelo STF.

 

Qualquer diferença de tratamento não é mera coincidência.

 

O núcleo duro de Temer tem Romero Jucá, suspeito de ter recebido dinheiro desviado da Petrobrás e do setor elétrico e que é investigado no supremo por crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

 

Henrique Eduardo Alves voltará ao turismo menos de dois meses depois que deixou o cargo que ocupava com Dilma e depois que a casa dele foi alvo de busca e apreensão da Polícia Federal.

 

Ele é acusado de receber dinheiro de uma empreiteira em troca de prestar favores no Legislativo e nos tribunais.

 

Outro com a ficha encardida é Geddel Vieira Lima, que vai cuidar do relacionamento do governo com o congresso, que aparece na Lava-jato tratando dos interesses das empreiteiras em órgãos do governo.

 

Mas não deve ter nada de mais, pelo menos agora. Afinal, o próprio presidente temer é investigado pela acusação de ter recebido R$ 5 milhões do petrolão.

 

Mas tudo bem, Gilmar Mendes segue no STF e já pediu pra arquivar a investigação da lista de furnas…

 

 

Poxa vida, e eu que tinha dito antes que hoje o povo acordou aliviado, com aquela sensação de… pera aí, que hoje é sexta-feira 13. Querem saber? Eu vou voltar a dormir e só volto amanhã.