Memória LEOUVE

Prédio do Lar das Meninas recebe Centro de Convivência Infanil

Prédio do Lar das Meninas recebe Centro de Convivência Infanil

Crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade social poderão ser atendidas em um novo espaço, o Centro de Convivência Infantil (Ceci) para ampliar a rede de atenção, investir na educação, qualidade de vida e segurança. O ambiente será inaugurado no sábado, dia 14, em Bento Gonçalves.

 

O ambiente era o antigo Lar das Meninas fechado a cerca de seis anos por questões de tramites legais, mas para atender crianças de quatro a cinco anos que residem no município o espaço comporta e passou por reformas, segundo Adriana Gabardo, Secretária Municipal de Habitação e Assistência social.

 

Estão confirmadas 30 crianças, entre meninos e meninas para serem atendidos e ainda existe uma lista com nomes para espera de vagas. "O turno é de manhã e é para ser diferenciado das escolas, com atendimentos lúdicos, culturais esportivas e pedagógicas", explica a secretária. 

 

O ambiente foi totalmente reformado com moldes para as crianças da faixa etária atendida,  de acordo com a normativa da Assitencia Social. O prédio tem mil metros quadrados possuindo três pavimentos, e em dois ficam quatro salas de aula, quatro banheiros, biblioteca, brinquedoteca, refeitório, cozinha, além de sala de recepção, dois depósitos, área de serviço, secretaria e área de recreação externa. E o outro pavimento é destinado para a Central de Práticas Restaurativas.

 

O Ceci foi criado para incentivar e permitir as formas de expressão, interação, aprendizagem e sociabilidade, que contribui para o desenvolvimento dos pequenos do bairro Universitário onde fica o centro, e as crianças da comunidade do bairro Progresso, São Vendelino, São João, Maria Goretti e Borgo, de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h, no turno da manhã. 

 

O custeio para manter as crianças no atendimento é arrecadado através da parceria com a Secretária Municipal de Assitencia Social, a Secretaria Municipal de Educação e o Rotati.

E a cerimônia oficial de entrega do Ceci para a comunidade será as 9h de sábado, no local. 

 

Histórico do prédio

A Associação Beneficente Lar das Meninas fundada em 2 de março de 2002, teve o prédio construído por voluntários do Rotary Club de Bento Gonçalves que abraçaram a causa de 2002 a 2009. Foi inaugurada no mesmo ano e pretendia dar assistência a crianças e adolescentes do sexo feminino, com a pretensão de abrigá-las durante a semana. Mas por mudanças realizadas na legislação ao longo dos anos, o prédio não pode ser utilizado. 

 

Ao longo dos anos a legislação passou por mudanças significativas, determinando que “toda criança ou adolescente tem direito a ser educado e criado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta”. Em virtude disto, a estrutura não pôde ser utilizada para a finalidade inicialmente proposta, o que gerou muita polêmica e decepção de alguns voluntários.

 

Em julho de 2013, a prefeitura de Bento Gonçalves e a Associação assinaram um termo de comodato. Através do convênio, o prédio foi emprestado gratuitamente para o município, mediante o compromisso de atender à demanda socioassistencial.