Bento Gonçalves

Bento tem fevereiro positivo, mas maioria dos setores tem retração em empregos

Indústria ajudou município a se recuperar de quedas no comércio, serviços e construção civil

Setor moveleiro foi o principal responsável pelo bom resultado da indústria local (Foto: Ilustrativa)
Setor moveleiro foi o principal responsável pelo bom resultado da indústria local (Foto: Ilustrativa)

Apesar do saldo negativo de vagas na construção civil, no comércio e nos serviços no mês de fevereiro em Bento Gonçalves, a indústria ajudou o município a se manter no azul em termos de geração de empregos. O setor criou 162 oportunidades, ajudando a cidade a se recuperar e ter saldo positivo de 38 no período.

Os dados são do Observatório da Economia (OECON) do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). Segundo o órgão, o bom desempenho da indústria foi puxado pelo setor moveleiro, com 86 gerações de empregos. Na sequência, tiveram destaque a produção de máquinas e os equipamentos e produtos alimentícios.

No comércio, o saldo negativo de 14 vagas fez de fevereiro o terceiro mês seguido de retração. No setor de serviços, a queda foi ainda maior: retração de 89 vagas. Assim como na construção civil, que registrou redução de 31 empregos, este foi primeiro saldo negativo do ano. “A redução de empregos no comércio no ano também ocorre nos cenários nacional e estadual”, observa Fabiano Larentis, membro do OECON e autor do boletim.”

O índice de rotatividade geral fechou em 4,6%, superior ao de fevereiro de 2022, quando foi de 4,2%. Na comparação estadual, Bento Gonçalves foi o 70º município que mais gerou empregos no mês. Entretanto, no acumulado de 2023, figura na 11ª posição.