Memória LEOUVE

Senado aprova abertura de processo e Dilma será afastada por 180 dias

Senado aprova abertura de processo e Dilma será afastada por 180 dias

Por 55 votos favoráveis a 22 contrários, o Senado Federal acaba de aprovar, às 6h33min, o parecer pela abertura do processo de impedimento da presidente Dilma Rousseff. Com isso, a presidente da República deve ser notificada nas próximas horas de seu afastamento por até 180 dias. Depois disso, Michel Temer assumirá interinamente.

A oposição comemora o resultado porque projeta o quórum necessário para a cassação do mandato da presidente Dilma ao final do processo. Com isso, o vice-presidente Michel Temer assume com uma clara possibilidade de se manter no cargo ao final do processo.

 

A sessão que garantiu a abertura do processo de cassação de Dilma durou mais de 20 horas, entre as 10h da quarta-feira, dia 11, e as 6h32min desta quinta-feira, dia 12, e contou co a presença de 78 dos 81 senadores. O presidente da Casa, Renan Caleiros, não votou.

 

A sessão extraordinária para votar a instauração do processo de impedimento da presidenta da República, Dilma Rousseff, no Senado contou com cerca de 70 oradores inscritos, contra e a favor do parecer da Comissão Especial do Impeachment.

 

 

 

A partir de agora, Dilma será afastada por até 180 dias e um julgamento presidido pelo presidente do STF, Ricardo Lewandowski, será aberto na Casa. A notificação à presidente deverá acontecer até às 11h da manhã.