Bento Gonçalves

Bento Gonçalves já tem 12 casos confirmados de dengue

Mais de 50 focos do Aedes Aegypti foram identificados no município

Agentes de endemias realizam ações como fumacê em Bento Gonçalves (Foto: Rodrigo de Marco/Prefeitura de Bento Gonçalves)
Agentes de endemias realizam ações como fumacê em Bento Gonçalves (Foto: Rodrigo de Marco/Prefeitura de Bento Gonçalves)

Bento Gonçalves já registrou 12 casos de dengue desde o início de 2023. Segundo a Secretaria de Saúde, além do óbito em virtude da doença, preocupam os mais de 50 focos de proliferação do Aedes Aegypti e as 66 ovitrampas positivas para o inseto no município.

Na última semana, os agentes de combate às endemias realizaram visitas em espaços públicos, residências, e empresas, entre outros locais com possíveis criadouros.

Um novo possível criadouro está sendo também combatido, entre os bairros Aparecida e Nossa Senhora da Saúde. Ao longo da segunda-feira (3), foi feito o recolhimento de materiais descartados por moradores e que podem vir a se configurar criadouro do mosquito. Por fim, haverá ação com fumacê nos bairros Conceição e Santa rita.

“O trabalho mais importante e eficaz é a diminuição dos depósitos que acumulam água no ambiente. Depois que uma região se torna infestada dificilmente será possível erradicar o mosquito, porém devemos diminuir os locais de proliferação para que assim ocorra a diminuição da população destes insetos”, comenta a médica veterinária da Vigilância Ambiental, Analiz Zattera.

A prefeitura orienta a população a fazer denúncia de possíveis focos do Aedes Aegypti, como terrenos baldios e depósitos de lixo em vias públicas, através do 0800-9796-866.