Memória LEOUVE

Praça é uma das reivindicações de moradores do bairro Vila Nova I, em Bento

Praça é uma das reivindicações de moradores do bairro Vila Nova I, em Bento

Há 50 anos, a gari Erci Brévia é moradora do bairro Vila Nova I, em Bento Gonçalves. O que ela sente falta é de um espaço de lazer, como uma praça com equipamentos para ginástica. Carência semelhante também é percebida por Ines Rosina. A dona de casa ressalta que as crianças deveriam ter um ambiente para brincar.

 

"Em primeiro lugar, a gurizada está sem divertimento aqui no bairro, eles não têm praça, não têm um campo de futebol, eles jogam aqui na frente. A estrada aqui é muito perigosa, muito movimentada", afirma Ines.

 

 A partir daí surge outra reivindicação, a de uma estrutura redutora de velocidade na via. Segundo o secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Vanderlei Mesquita, esse trabalho está sendo realizado nas ruas da cidade, sendo levada em consideração a   capacidade de execução. Segundo ele, o material já foi comprado e a demanda , neste momento, é pela mão de obra, com trabalhos emergenciais sendo realizados.

 

Além da praça e de um redutor de velocidade, outra reivindicacão é também por uma parada de ônibus em um dos pontos da rua  Aurélio Peruffo. Situação que se agrava quando chove já que o local não possui abrigo. Para esse caso, o secretário ressalta que há uma licitação aberta. 

 

"Estamos buscando recurso em Porto Alegre e Brasília. Tem uma licitação pronta com registro de preço para 40. O que acontece, dentro da dotação que tenho para pagar paradas de ônibus, eu não tenho hoje recursos. Eu teria os recursos das multas, mas como ele é vinculado eu não posso usar para isso. Eu já fui a Brasília. Estou no aguardo de um retorno deles para me darem essa dotação para eu poder fazer", destaca Mesquita. 

 

Em relação à questão de uma praça para o bairro Vila Nova, a reportagem aguarda um retorno da assessoria de comunicação da prefeitura.