O tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas, 46 anos, assumiu o comando do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), com sede em Caxias do Sul, neste segunda-feira (3). Do mesmo modo, o major Flori Cheesani Junior, 44, assumiu como novo subcomandante da corporação. Eles estavam no Comando Geral e no Comando Regional da BM, respectivamente.
Vargas está há 25 anos na Brigada Militar. Recentemente, ele ocupava o cargo de subcorregedor-geral da BM. Natural de Porto Alegre, ele é filho de militar, mas foi criado em Caxias do Sul, onde se formou em Segurança Pública, Polícia Judiciária Militar, entre outras formações no Brasil, junto à Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). Ele também possui formações no exterior, a maioria voltadas na área da Inteligência e Contrainteligência.
O novo comandante também havia atuado no 12º BPM, onde foi comandante do Pelotão de Choque, Patres e a COE, pelotões especiais estes que expiraram e marcaram com suas exitosas ações boa parte da geração que hoje integra a BM.
Chesani, por sua vez, tem 25 anos de serviços prestados à BM. Natural de Cruz Alta, o oficial também é formado pela UCS, hoje Mestre em Direito, possui diferentes especializações, e entre os diversos cursos destaca-se o de Operações de Inteligência, e o de Multiplicador Polícia Comunitária, feito em Tokyo no Japão.
Nos bastidores de grandes operações policiais, que já deram inclusive projeção internacional para atuação da BM na Serra, o oficial chefiou por anos a Agência Regional de Inteligência, com responsabilidade territorial por 66 municípios da Serra. Ele também já esteve no 12º BPM como Chefe de Recursos Humanos, Logística e Patrimônio, bem como na corregedoria local e regional.
A cerimônia oficial de formatura da passagem do comando deve ocorrer nos próximos dias.