Memória LEOUVE

Simecs aposta em aproximação com mercado africano para retomar crescimento

Simecs aposta em aproximação com mercado africano para retomar crescimento

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico – SIMECS recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 6, uma delegação de oito empresários africanos na sede do Sindicato. O objetivo do encontro foi promover a aproximação entre as indústrias caxienses com os empresários que vieram do Kenya, Ruanda, Sul da África e Tanzânia.

 

O presidente do Simecs, Getulio Fonseca, destacou que a aproximação é fruto de uma pesquisa do Sindicato, que aponta para uma grande expansão de mercado no continente africano. “O Simecs já vem fazendo esse trabalho há mais de três anos. Fizemos primeiro uma prospecção de mercado em diversos países africanos. São países que tem um crescimento muito grande, onde há uma necessidade de investir no social e nossos produtos aqui de Caxias têm uma sinergia muito grande com o que eles precisam”, destaca Getúlio.

 

Em outra frente, o Simecs também realiza a negociação junto ao governo. Segundo Getulio, o sindicato já tem uma linha de crédito aprovada para realizar o investimento.“Além disso, um trabalho que a gente vem fazendo também é a questão do investimento. Hoje já temos disponível uma linha de crédito de U$ 22 milhões junto ao BNDES que vão contemplar 14 empresas da nossa região”, revela.

 

Durante o encontro de hoje no SIMECS, foram realizadas rodadas de negócios entre os representantes da África e as empresas de Caxias do Sul e região. Os setores de interesse foram o Agrícola, Automotivo, de Eletroeletrônico e Infraestrutura. A visita ao Brasil está sendo organizada pela empresa Brazafric, através do seu diretor Marcos Brandalise, que é caxiense e reside na África há mais de 20 anos.