Polícia

Duas aves silvestres são resgatadas de cativeiros em Gramado

Aves fora encaminhadas para avaliação médico-veterinária

Papagaio-charão foi resgatado pelo 3º BABM (Foto: 3º BABM)
Papagaio-charão foi resgatado pelo 3º BABM (Foto: 3º BABM)


O 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM), junto de agentes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realizou na quarta-feira (29) uma operação em gramado. O trabalho visou combater a manutenção de animais silvestres em cativeiro sem autorização e acaça de aves.

Os policiais vistoriaram diversos imóveis e, em duas residências, encontraram pássaros silvestres mantidos em cativeiro: um papagaio-charão e um maritaca.

As aves foram levadas para avaliação médico-veterinária, para possível reinserção ao habitat natural. Os responsáveis por manter as aves silvestres em cativeiro responderão por crime ambiental.

Considerada a única espécie de papagaio migratória no Brasil, o papagaio-charão (Amazona pretrei) habita parte da região sul do Brasil – Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O charão é uma das seis espécies ameaçadas – em diferentes graus – de extinção contempladas pelo Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Papagaios (PAN Papagaios), apoiado pelo programa Papagaios do Brasil.