Empreendedorismo

Dirigível no céu de Porto Alegre desperta curiosidade e tem DNA de Bento Gonçalves

O veículo é resultado de investimentos da transportes Bertolini e pode passar pelos céus da Serra no próximo sábado

Dirigível no céu de Porto Alegre desperta curiosidade e tem DNA de Bento Gonçalves


Dirigível no céu de Porto Alegre desperta curiosidade e tem DNA de Bento Gonçalves

O veículo é resultado de investimentos da transportes Bertolini e pode passar pelos céus da Serra no próximo sábado

O ADB-3-3 vem fazendo muito sucesso em Porto Alegre após chamar a atenção dos moradores da cidade com sua súbita aparição no céu. O dirigível tem 48 metros de comprimento por 17 metros de altura e capacidade para acomodar até cinco passageiros, além do piloto, em sua gôndola.

A aparição do dirigível na capital gaúcha está ligada diretamente ao evento de tecnologia “South Summit Brasil”, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo que ocorre entre os dias 29 e 31 de no Cais Embarcadero em Porto Alegre.

Contratada pelo Sistema Fetransul em parceria com alguns colaboradores, a aeronave teve sua partida no dia 17 de março da cidade de São Carlos em São Paulo e chegou em Porto Alegre nesta terça-feira (28) o que causou muita curiosidade na população.

Resultado de mais de 20 anos de investimentos, pesquisa e de percalços burocráticos e legais, o dirigivel foi uma ideia do empresário Irani Bertolini. A empresa Airship do Brasil, localizada em São Carlos (SP) pertence ao grupo da transportadora com sede em Bento Gonçalves. Aliás o executivo Paulo Caleffi disse ao Portal Leouve que está envidando esforços para que o veículo passe pelos céus de Bento na rota de volta a São Paulo na manhã de sábado. Mas é impossível que o dirigível desça na cidade. “Seria necessária área livre com 200 metros de largura e nosso aeródromo só tem espaço no comprimento para recebê-lo”, adiantou.

Segundo Afrânio Kieling, presidente do Sistema Fetransul, é relevante destacar a importância do transporte se fazer presente em um evento do porte da South Summit “Precisamos nos conectar e nos prepararmos para as constantes mudanças do mercado. O evento no catamarã irá lincar a inovação com o transporte. Será uma grande oportunidade de estarmos mais próximos do mundo da inovação, assim nos tornando mais competitivos”, conclui.

“Contratamos para mostrar como o transporte impulsiona o mundo e a inovação”, é o que afirma Kieling.

Sobre o dirigível:
Em 22 de dezembro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deu à ABD  (Airship do Brasil) o Certificado de Tipo para a aeronave ADB-3-3, após um processo que se estendeu por anos com apoio de empresas parceiras como Avionics Services e Latécoère.
O ADB-3-3 tem 48 metros de comprimento por 17 metros de altura e capacidade para acomodar até cinco passageiros, além do piloto, em sua gôndola.