Memória LEOUVE

Cartório de Bento distribui senhas para seguir atendendo amanhã

Cartório de Bento distribui senhas para seguir atendendo amanhã

No dia em que encerra o prazo para a transferência e a confeccção de títulos eleitorais, uma fila se formou em frente à 8ª Zona Eleitoral de Bento Gonçalves na tarde desta quarta-feira, dia 4 de maio. O cartório ficou aberto até às 17h, e quem não foi atendido até esse horário recebeu senhas. Os atendimentos serão retomados para essas pessoas nesta quinta-feira, dia 5.

 

De acordo com o chefe do cartório eleitoral, Ricardo de Abreu, a procura ficou para a última hora. “A fila está grande. Acho que deve ter mais de 100 pessoas na fila. Está dando em torno de duas horas de fila”, afirma. A área de abrangência, além de Bento Gonçalves, engloba Santa Tereza, Pinto Bandeira e Monte Belo do Sul. 

 

Uma das pessoas que estava na fila é Hélio dos Santos, que foi buscar a transferência do título. “Acabei deixando e agora que eu vi que a fila está grande”, afirma. Já Larissa de Vargas procurou o cartório para fazer o título eleitoral. Ela chegou no local por volta das 10h e estava na fila até o início da tarde. “Eu considero importante. Já deveria ter feito o título, já deveria estar votando, mas por um desleixo ainda não fui”, ressalta.

 

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE),  quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve portar documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de quitação militar para os homens. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte não são aceitos para efeito de inscrição eleitoral. Já no caso de transferência, o cidadão deve levar até o cartório o título de eleitor, comprovantes de votação ou de justificativa feita em eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.