Memória LEOUVE

Exigente

Exigente

 

Você é uma pessoa difícil de contentar? Hoje em dia, em que vivemos dias de intolerância, creio que uma grande parte das pessoas se enquadraram nessa categoria. Mas, não vamos entrar no campo da insatisfação política. Vamos para o foco no sujeito que de tão exigente, ele se torna uma pessoa rejeitada em seu meio.

 

Como um exemplo, daquela pessoa que é ou está constantemente insatisfeita. Nesse caso, podemos estar diante de um ser que exige muito, muito, além da conta. Ele reclama de tudo. Pode até ser que seja legítimo o seu direito. Porém, a sua forma de conversar, de pedir ou solicitar vai muito além da educação. Ele chega a intimidar. A pessoa não prescreve com argumentos ou com diálogo, mas determina.

 

 

Essa pessoa é o tipo que pede tudo com o imperativo de autoridade: é tudo urgente, naquela hora que ela quer; chega a ser impertinente e, às vezes, desprovida de qualquer bom senso.

 

 

Essas pessoas geralmente ficam marcadas em alguns ambientes, ao entrarem, são reconhecidas, pelos olhares que são trocados entre outros que as conhecem. Como disse: há direitos legítimos, e tudo tem seu jeito educado ou calmo a se pedir. Pessoas com esse comportamento tendem a sofrer mais, a serem mais hostilizadas ou de poucos amigos.

 

 

Acabam aprendendo com o tempo a conviver com os outros, somente depois de passar por situações de estresse, constrangimento ou, mesmo, de dor ou angústia. Após períodos de aprendizado de como viver em harmonia em sociedade.

 

 

Entendo que exigir é um direito, só que saber como pedir é um dever. Tudo na vida tem mais de um lado a se observar.