Memória LEOUVE

Perto do prazo final, cartório registra filas para recadastramento biométrico

Perto do prazo final, cartório registra filas para recadastramento biométrico

Quem deixou para fazer o recadastramento biométrico em Caxias do Sul na última hora vai ter que encarar a fila. Durante praticamente toda esta terça-feira, dia 3, a fila de eleitores saiu da Garibaldi e subiu a Pinheiro Machado até a Visconde de Pelotas. O prazo para o recadastramento encerra na quarta-feira, dia 4.

 

Segundo dados divulgados pelo cartório, a expectativa é que ao menos 290 mil eleitores façam a biometria até o final do prazo, previsto para às 18h desta quarta-feira. O número de eleitores em maio de 2015, quando iniciou o recadastramento, era de 332 mil. Cerca de 40 mil, portanto, devem ter o título cancelado na cidade.

 

O chefe de cartório da 16ª Vara Eleitoral de Caxias do Sul, Marcelo Reginato, lamenta as filas geradas pela falta de organização da população. “Foi uma pena que no último final de semana abrimos o cartório, não teve fila e não teve procura. Agora, nos últimos dias, o movimento está bem acima da nossa capacidade de atendimento”, declara.

 

Reginato esclarece, no entanto, que o cartório está fazendo um esforço para atender todos os eleitores que estão procurando o serviço na última hora. “Dentro do possível, a gente ainda vai atender alguns eleitores a mais do que nós poderíamos, mas a gente pede paciência com os eleitores que procurarem o cartório nesses últimos dias”, diz.

 

A capacidade de atendimento do cartório eleitoral de Caxias do Sul hoje é de cerca de 2 mil atendimentos diários. São 50 guichês atendendo pela manhã e na parte da tarde o número sobe pra 55. Nesta terça, o tempo médio de espera na fila foi de duas horas.

 

Quem não realizar o recadastramento biométrico terá o título cancelado e não poderá votar nas eleições de 2016. O eleitor fica, portanto, sem a quitação eleitoral. Sem esse documento, o cidadão não consegue tirar o passaporte nem tomar posse em cargo público. Algumas empresas também solicitam a quitação eleitoral para a admissão dos funcionários.