Basta dar uma volta pelo centro de Bento Gonçalves para sentir que o clima de Dia das Mães já pode ser percebido. Vitrines ganharam cartazes para atrair clientes e promoções ficam aos olhos do consumidor. Na Capital do Vinho, as vendas devem ter um acréscimo de 8% se comparado com o ano passado. Essa é a expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O que tem animado lojistas também é o frio.
Em um dos estabelecimentos de vestuário do centro da cidade, onde Inacir Kleinowski é proprietária, a expectativa é que as comercializações se mantenham no mínimo semelhantes às do ano passado ou registrem um acréscimo. A variedade de produtos também é uma aposta no local.
“Como o Dia as Mães geralmente é o nosso segundo Natal, nós preparamos uma promoção que cada cliente que vem aqui na loja comprar a cada R$ 50 ele preenche uma cautela e concorre a R$ 1000 em mercadorias. É uma promoção que chama a atenção do nosso cliente”, afirma Inacir.
O investimento em variedade também foi feito em uma loja de calçados no centro de Bento. Segundo o supervisor Euclides Bortolotti, a expectativa é que as vendas tenham um acréscimo entre 5% e 10%. As condições de pagamento também são apostas. “Incluindo o frio que está chegando, nós temos uma boa perspectiva porque aguardamos o frio com ansiedade. Temos todos os produtos já expostos para essa ocasião”, destaca. Já segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio), os gaúchos devem gastar cerca de R$ 135 para o presente do Dia das Mães.