Memória LEOUVE

Estado realiza Dia D contra a Gripe A e confirma 23 mortes

Estado realiza Dia D contra a Gripe A e confirma 23 mortes

Com a confirmação da primeira morte em Caxias causada pela Gripe A (H1N1), de um homem de 60 anos, morto no dia 15 de abril, já são 23 mortes registradas em todo o estado em 2016. O número foi divulgado na manhã da sexta-feira, dia 29, com a atualização dos dados epidemiológicos.

 

No total, são 25 mortes por Influenza. Em dois casos ainda não foram confirmados qual subtipo do vírus causou os óbitos.

 

Além de Caxias, as ocorrências com morte foram registradas em Brochier, Campo Bom, Carazinho, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Sapiranga, Tapera, Três Coroas, Vacaria, Tucunduva, Flores da Cunha, Uruguaiana, Erechim, Santa Rosa, Arroio do Sal, Frederico Westphalen e seis em Porto Alegre.

 

 

Neste sábado, dia 30, foi realizado em todo o estado o ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe, que marcou o início oficial da campanha no Brasil, que vai até 20 de maio. Somente em Caxias do Sul, foram imunizadas 16.886 pessoas pertencentes aos grupos prioritários em 47 unidades de saúde.

 

O público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe inclui pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas de cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, sendo que a meta da campanha é imunizar pelo menos 80% desse público.

 

Contra-indicações

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Reações anafiláticas graves a doses anteriores também contraindicam doses subsequentes.

 

Eventos adversos

Os eventos adversos decorrentes da aplicação da vacina contra influenza são de intensidade leve e tendem a desaparecer espontaneamente após 48 horas. Eritema, aumento da sensibilidade, enduração, edema ou dor no local da aplicação foram relatados mais frequentemente, persistindo por um ou dois dias, e febre maior que 38ºC, mal-estar e mialgia.