Caxias do Sul

Mutirão de exames preventivos de câncer uterino e mama ocorre no próximo sábado, em Caxias do Sul

UBSs do município estarão abertas para receber o público feminino e chamar atenção para as doenças que podem levar à morte

(Foto: Rodrigo Rossi)
(Foto: Rodrigo Rossi)

No próximo sábado (25), ocorre o mutirão de mamografia e exame preventivo de câncer do colo do útero em Caxias do Sul. A ação, que visa ampliar a oferta de atendimento ao público feminino e chamar atenção para as doenças que podem levar à morte, integra a programação do Mês da Mulher, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com previsão de início às 9h e encerramento às 15h. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade estarão de portas abertas, exceto Parque Oásis, devido às obras que ocorrem no local.

As mulheres poderão procurar as UBSs para realizar exame preventivo de câncer de colo de útero (papanicolau) e solicitar mamografia (mulheres de 40 anos ou mais). Também haverá consultas médicas e odontológicas previamente agendadas para mulheres, além da oferta de vacinas para mulheres e outros públicos.

Conforme o ginecologista e obstetra e diretor de Gestão, Planejamento e Políticas de Saúde da SMS, Dino de Lorenzi, algumas mulheres estão com os exames em atraso, com cerca de 1 ano. O mutirão servirá para colocar os exames em dia, com prioridade em mulheres na faixa etária entre 25 e 60 anos. Além disso, ele explica a importância de manter a saúde em dia, com os exames preventivos para prevenir doenças como estas.

“Temos como população prioritária mulheres de 25 a 60 anos, que estão com seu exame de prevenção do câncer do colo uterino, ou preventivo, ou papanicolau a mais de um ano, as mulheres com 40 anos ou mais que estão com a mamografia também realizada a mais de um ano. Essa população é prioritária no sentido de reduzir a nível de população, à mortalidade por essas doenças, pois o câncer do colo uterino e o de mama são os que mais matam as mulheres”.

Se comparado com dados dos últimos anos, Caxias do Sul apresenta estabilidade na mortalidade por câncer de mama e colo uterino. No ano de 2022 ocorreram na cidade 13 óbitos por câncer do colo uterino. Já o câncer de mama vitimou 54 mulheres no ano passado. O doutor Dino ainda destaca que o que foi preocupante nos últimos tempos foi a baixa procura pelos exames, em virtude da pandemia de covid-19. “Houve algo que nos preocupou, pois com a pandemia tivemos uma queda na procura pelos serviços de saúde, tanto privado quanto públicos, para a realização dos exames de prevenção ao câncer de colo uterino e mamografias. Gradualmente, estamos recuperando esses números, mas ainda não atingimos os patamares de coleta e solicitação de exames prévios da pandemia”.

Mutirão

O mutirão ocorre no sábado (25), das 9h às 15h em todas UBSs (exceto Parque Oásis).

Serão oferecidos:

  • Exame preventivo de câncer de colo de útero;
  • Solicitação de mamografia (mulheres de 40 anos ou mais);
  • Vacina contra HPV (9 a 14 anos).

Aplicação de vacinas

  • Calendário de rotina para crianças e adolescentes até 14 anos (inclui HPV meninos e meninas de 9 a 14 anos);
  • Febre-amarela: pessoas de 9 meses a 59 anos (não vacinados contra a doença).

Prevenção

A vacina do HPV (Papilomavírus Humano), aplicada em meninos e meninas com idade entre nove e 14 anos, não só reduz o câncer do colo uterino, como diminui o risco de verrugas genitais, câncer de pênis e ânus/reto. Tanto a coleta do exame preventivo do câncer do colo uterino como a vacina para o HPV estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de Caxias do Sul durante todo o ano.

O câncer de mama, por sua vez, está ligado ao processo de envelhecer, fatores hormonais, alimentares/obesidade e até a fatores genéticos. Tem como principal estratégia de diagnóstico precoce a realização da mamografia. Em Caxias do Sul, esse exame é ofertado pelo SUS anualmente às mulheres de 40 anos ou mais, em todas as UBSs, enquanto o Ministério da Saúde garante a partir dos 50 anos.