Flores da Cunha

Comunidade reclama falta de água, em Flores da Cunha

Foto: Shamila Carpeggiani/Câmara de Vereadores de Flores da Cunha
Foto: Shamila Carpeggiani/Câmara de Vereadores de Flores da Cunha

Uma das preocupações dos moradores de Flores da Cunha é a falta de água. O assunto tem sido tema na sessão da Câmara de Vereadores nos últimos dias. Pelo menos dois bairros foram afetados, São Gotardo e Monte Belo.

“Tivemos um episódio de falta de água na emana passada, em São Gotaro. Várias pessoas têm nos procurado. Faltou água na madrugada de sexta para sábado e o retorno da água foi perto do meio dia de segunda-feira. E não bastando isso, Monte belo mais uma vez foi castigada com a falta de água. Conversando com os moradores, eles relatam que não é só esse fato isolado, mas que toda semana vem acontecendo isso”, comentou o vereador de Flores da Cunha, Luiz Andre de Oliveira.

Os vereadores já procuraram o Executivo e também a Corsan. Conforme relatado por Oliveira, o prefeito Cesar Ulian garantiu que está buscando solução juntamente com a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE).

O gerente da Corsan, Cristian Welter, falou com a reportagem do Leouve e afirmou que a Corsan lamenta o ocorrido nos últimos finais de semana no município e que não houve negligência por parte da companhia. “Assim que identificado o problema se buscou solucionar o mais rápido possível. Foram situações parecidas, queimando a bomba que abastece o bairro. E essas bombas são submersas, uma a 66 metros de profundidade e a outro, a 85 metros. Para efetuar a troca dessas bombas, precisa de uma equipe de eletrotécnicos e um caminhão munck que vem de Bento Gonçalves. Essas bombas são específicas para cada posto. Nos dois ocorridos tivemos que ir a Porto Algere pegar uma bomba ideal para operar no poço”, explicou Welter.

Welter ressaltou a importância de as residências terem reservatório próprio, visto que as interrupções no abastecimento são consideras comuns em todas as companhias de saneamento e que não é exclusividade da Coran, tanto para manutenção quando melhorias.

No dia 15, os vereadores estiveram reunidos com o gerente da Corsan, Cristian Welter. Participaram o presidente da Casa, Diego Tonet (Progressistas), os integrantes da Comissão Dá Água, Vitório Dalcero (MDB), Luiz Andre de Oliveira (Republicanos) e Angelo Boscari Junior (PDT), além dos vereadores Silvana De Carli (Progressistas) e Clodomir José Rigo (Progressistas).

CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE CORSAN E COMUNIDADE

Entre as reclamações está o atendimento e disponibilização das informações à comunidade. Conforme Welter, os usuários que possuem cadastro atualizado com número de telefone válido, recebem automaticamente o aviso via SMS. No App Corsan também é possível visualizar a ocorrência de falta de água. Além do Call Center, 08006466444, em que a informação foi disponibilizada.