Memória LEOUVE

Polícia desarticula fraude com verbas públicas

Polícia desarticula fraude com verbas públicas

A Polícia Civil desarticulou na manhã desta terça-feira, dia 26, uma quadrilha que aplicava golpes financeiros utilizando o Banrisul e bancos privados. A chamada Operação Stellio prendeu, até o final da manhã da terça-feira, pelo menos 27 pessoas ligadas à quadrilha, entre elas dois ex-funcionários do Banrisul. O trabalho está sendo executado por cerca de 300 agentes que cumprem 212 mandados judiciais em 12 cidades no estado. Uma pessoas ainda está foragida.

 

Conforme a investigação, a operação criminosa desviava verbas públicas, e a fraude pode chegar a R$ 7,5 milhões, pelo menos R$ 6 milhões do Banrisul. O esquema criou pelo menos 15 empresas de fachada para tomar empréstimos fraudulentos, apresentando cheques sem fundo e bens obtidos com documentos falsos como garantia. O dinheiro era desviado para contas dos articuladores do esquema.

 

Foram cumpridos 64 mandados de busca e apreensão, 28 mandados de prisão temporária e 120 ordens de bloqueios e sequestro de bens em Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha, Caçapava do Sul, Canoas, Capivari do Sul, Cidreira, Imbé, São Leopoldo, Palmares do Sul, Santa Cruz do Sul e Viamão. Durante a operação, 17 carros foram apreendidos, além de duas armas, joias, dinheiro e vasta documentação.

 

Conforme os Delegados Joerberth Nunes e Daniel Mendelski, a organização criminosa falsificava documentos e teria montado 15 empresas de fachada, efetuando empréstimos bancários e causando um prejuízo estimado em 7 milhões de reais. "Em conjunto com funcionários da instituição financeira, as empresas de fachada realizavam empréstimos bancários, no qual todos eram beneficiados", conta o delegado Mendelski. O Chefe de Polícia, Delegado Emerson Wendt, destacou que este foi o cumprimento do maior número de ordens judiciais vinculado a uma mesma investigação no combate ao crime organizado.