Memória LEOUVE

Presidente e relator da comissão do impeachment serão definidos nesta terça

Presidente e relator da comissão do impeachment serão definidos nesta terça

O processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) terá mais capítulo importante na manhã nesta terça-feira, dia 26, no Senado Federal, em Brasília. Os 21 membros da comissão eleitos, na segunda-feira, dia 25, irão eleger o presidente e relator do colegiado que analisará o possível afastamento de Dilma.

 

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB), por ser o membro mais velho foi o responsável por convocar a reunião. Indicado pelo PMDB para ser o presidente da comissão do impeachment, Lira deve ser confirmado no cargo. Para a vaga de relator o nome de Antonio Anastasia (PSDB-MG), enfrenta resistência por parte da ala governista que tentam evitar o senador tucano na relatoria do processo.

 

A comissão especial terá até o dia 9 de maio para analisar o caso. A previsão é de que, até o dia 12 de maio, o plenário do Senado se posicione favorável ou contrário ao processo de impeachment. Para aprovação é necessária a maioria simples, ou seja, por 41 dos 81 votos dos senadores, se isso ocorrer a presidente Dilma Rousseff será afastada por 180 dias.