Cidades

Enoturismo Mundial é pauta no Centro Empresarial de Flores da Cunha

Foto: Lucas Brito/RSCOM
Foto: Lucas Brito/RSCOM

Na noite desta terça-feira (14), o Centro Empresarial (CE) de Flores da Cunha promoveu uma atividade contando com a presença de representantes da Associação Mundial do Enoturismo (AMETUR). O encontro teve como objetivo estreitar laços entre as entidades, apresentado o detalhamento das visitas e o roteiro, bem como as demais oportunidades e possibilidades de adequações do projeto para a Missão Internacional de Saloia – Portugal, prevista para ser realizada entre 9 e 16 de maio de 2023.

A consultora em Enoturismo, Ivane Fávero, que também atua como consultora do projeto que integra o CE e a 2S da região dos arredores de Lisboa, falou sobre a importância do intercâmbio. “O momento é bom para explicar o porquê desta possibilidade de intercâmbio de pessoas ligadas ao setor do Turismo, de Enoturismo e Vitivinicultura de Flores da Cunha, conhecerem a realidade da região de Lisboa”. Ela explica ainda que foi criado e assinado um protocolo de intenções em 2019, paralisado em função da pandemia, mas que hoje a ideia é retomar.

O presidente da AMETUR, José Arruda, explanou sobre o trabalho realizado em cidades europeias no âmbito do Enoturismo. “O trabalho que as cidades europeias do vinho têm desenvolvido não só a nível de produção e valorização dessa produção e de ultrapassagem dos problemas que é no fundo encararmos o vinho como um movimento e espectro da cultura dos nossos povos comunidades e não uma simples bebida branca alcoólica”, explica.

Com seis anos de experiência como presidente da Rede Europeia das Cidades do Vinho e integrante da AMETUR, José Calixto afirmou que “se pretende convidar um grupo do Brasil, da região, aqueles que assinaram o protocolo, para visitar Portugal, em princípio, no mês de maio, com o objetivo de realizar uma troca de experiências com empresas e produtores portugueses e com o Enoturismo, e com isso trazer para essas empresas muitos turistas”, afirmou José Calixto.

Na próxima quinta-feira ocorrerá uma reunião para a criação da Associação Brasileira de Enoturismo. A ideia, segundo a consultora, Ivane Fávero, é ter uma entidade que traga a representação de todas as associações e entidades do vinho, criando uma força nacional.