Bento Gonçalves

Comunidade indígena, de Bento Gonçalves, reivindica posse de terreno

Na pauta, uma reivindicação antiga dos indígenas kaingang.
Além do direito de posse da área, os indígenas também reivindicam o posto da FUNAI no local. (Foto: Divulgação)


Na semana passada, na última quinta-feira (09), representantes da comunidade indígena Sôr Mag, em Bento Gonçalves, reuniram-se com autoridades politicas da cidade para reivindicar posse de terreno, localizado às margens da BR-470, no bairro São Roque.

Os representantes indígenas estiveram reunidos com o prefeito municipal, Diogo Segabinazzi Siqueira, e secretários, afim de reivindicar pauta antiga da comunidade kaingang, a posse do terreno onde vivem, há cerca de 10 anos.

Isaías, o cacique da aldeia, contou que as tratativas sobre o terreno estão no começo e que espera que a negociação conclua com um resultado satisfatório para eles. Segundo o líder indígena, é também desejo da prefeitura que o espaço seja cedido à comunidade.

Para o Secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, o encontro foi importante para que eles apresentassem as demandas da comunidade e se pudesse traçar ações de trabalho. “A prefeitura já auxilia com que é possível e estaremos dando o encaminhamento para verificar as possibilidades jurídicas de atender essa demanda do terreno”, afirmou Virissimo.

Além do direito de posse da área, os indígenas também reivindicam o posto da  Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), no local.