Caxias do Sul

Secretária da Saúde afirma que está averiguando denúncias de negligências no atendimento médico na UPA Central, em Caxias do Sul

Daniele Meneguzzi disse durante reunião com o vereador Rafael Bueno/PDT que departamento jurídico está apurando os apontamentos

Secretária da Saúde afirma que está averiguando denúncias de negligências no atendimento médico na UPA Central, em Caxias do Sul
Crédito: Daniel Corrêa/Divulgação


O vereador Rafael Bueno/PDT se reuniu na tarde desta quinta-feira (9) com a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, e com a chefe de gabinete, Grégora dos Passos Fortuna, para tratar sobre denúncias de negligências no atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central, em Caxias do Sul.

As informações foram trazidas pelo parlamentar na sessão ordinária de 28 de fevereiro, ao receber denúncias do Conselho Municipal de Saúde e confirmar o que estava acontecendo em visitas na UPA entre 23 e 24 de fevereiro à direção da unidade e à chefia de enfermagem. As denúncias também estão sendo apuradas pela promotoria de Justiça.

O pedetista relatou situações de descaso, como quase 50 pessoas estarem fora da UPA esperando por atendimento. Os usuários contaram que aguardavam há mais de cinco horas. Segundo Bueno, mesmo com tantos atendimentos em espera, três médicos estavam no dormitório e a recepção seguia vazia.

Apontamentos estão sendo averiguados

A secretária Daniele disse ao vereador que os apontamentos estão sendo averiguados pelo departamento jurídico e que medidas serão tomadas. As principais denúncias se referem ao não cumprimento de jornada de trabalho e até mesmo de profissionais estarem dormindo em horários de serviço, entre outras questões.

“Esperamos que as medidas sejam tomadas o quanto antes possível, a população mais sofrida não pode ficar à mercê de profissionais que não cumprem suas jornadas de trabalho. A saúde não pode esperar”, enfatizou Bueno.